Inbound Marketing não funciona?

Em um dos vídeos do canal Thiago Reis – Growth Machine eu falei sobre a frustração de empresas ao verem sua estratégia de Inbound Marketing não funcionar.

Por que será que muitas empresas investem na construção de uma estratégia de Inbound Marketing e não conseguem colher resultado? É o que vamos ver neste vídeo.

 

Recentemente, conversando com empreendedores, eu ouvi várias frases que mostram a frustração deles com a situação. As mais recorrentes foram:

“Já estou investindo em inbound marketing há 6 meses e não colhi nenhum resultado”;

“A agência que eu contratei faz uma série de reuniões, porém não vejo nenhum retorno”;

“Sei que preciso investir nisso, mas estou quase desistindo”.

O que acontece é que o termo inbound marketing ganhou muita relevância no Brasil, capitaneado por algumas startups que conseguiram grande sucesso. Com isso, muitas empresas buscaram no inbound marketing uma forma de conseguir alcançar resultados parecidos. Porém, surgiram alguns problemas com isso:

  • Empreendedores não deram a atenção ou investimento necessários para estruturar esta estratégia;
  • Acreditaram que era mais simples alcançar resultados do que na verdade é;
  • Surgimento de pseudo-especialistas que ajudam as empresas a implantar o inbound marketing.

Mas afinal, o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é toda estratégia que visa atrair a atenção e interesse do público. Para isso, é preciso realizar a atração de visitantes orgânicos, que encontrem o site ou blog da sua empresa através da busca do Google. Por isso, dizemos que o Inbound Marketing tem três pilares:

  1. SEO
  2. Marketing de Conteúdo
  3. Estratégia em Redes Sociais

Mas para o Inbound Marketing realmente funcionar e trazer resultados é preciso dedicação, planejamento e uma execução de primeira. Assim, sua Máquina de geração de demanda vai decolar e as metas de vendas do seu negócio irão ficar para trás!

Como fazer o Inbound Marketing funcionar?

Para fazer o Inbound Marketing funcionar, é necessário seguir cinco princípios importantes:

  1. Marketing de Conteúdo
  2. Ciclo de compra
  3. Personalização
  4. Estratégia multicanal
  5. Integração

Agora, vamos nos aprofundar em cada um destes pontos!

O primeiro é o Marketing de Conteúdo: é preciso produzir conteúdos que sejam direcionados para as pessoas certas. Para isso, é preciso definir muito bem as personas do seu negócio: quem ela é, como compra e principalmente com que tipo de conteúdo e em qual canal ela costuma se informar.

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O segundo é o Ciclo de compra, ou seja, entender as etapas que um lead percorre até realizar a compra de um produto ou serviço. Mapeando estas etapas, ficará mais fácil identificar onde ele está no momento – se aprendendo mais sobre o tema, reconhecendo que possui um problema ou mesmo já procurando formas de solucionar esta dor – e assim, acertar a comunicação para fazê-lo avançar para a próxima fase.

O terceiro é a Personalização, ou seja, quanto mais você conhece o seu lead, mais consegue interagir de forma assertiva com ele. A chave do sucesso está em tratar o lead de forma pessoal e reforçar a autoridade da sua marca, mostrando que você não só compreende a fundo o problema que ele está enfrentando como possui a solução para ela.

Conheça o case de Sucesso da Meetime com o CMO, Diego Cordovez: Como se diferenciar no Inbound Marketing.

O quarto é buscar ter uma estratégia multicanal. Até porque, quem trabalha com marketing sabe que a interação com cliente pode vir de vários lugares e a comunicação com ele precisa ser coesa.

Ao entender como o lead busca informações e em quais ele mais interage, é possível alcançar as pessoas certas, no momento certo e gerar os leads que o seu funil de marketing precisa.

O quinto e último passo para fazer o Inbound Marketing funcionar é a Integração. Todos os passos anteriores precisam estar integrados para aumentar as chances de efetividade das ações de marketing. Todo conteúdo divulgado precisa ser mensurado e analisado com precisão para que a personalização seja mais eficiente.

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É preciso analisar as ações que estão sendo executadas e os resultados obtidos, para reforçar as que convertem bem e abandonar as que tomam tempo e não trazem mais leads, e no final do dia: vendas.

Viu como o Inbound Marketing pode trazer resultados significativos para a sua empresa? Mas como tudo no mundo corporativo, é preciso planejamento e dedicação.

Quer aprender ainda mais sobre como gerar uma verdadeira Growth Machine na sua empresa, alinhando as melhores técnicas de Marketing e Vendas? Então se inscreva no canal do YouTube porque toda semana tem vídeo novo!

 

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