O que é Processo de Vendas?

No canal Thiago Reis – Growth Machine eu falo constantemente da importância em se estabelecer um processo de vendas para escalar a operação de um negócio. Eu criei este canal para ensinar empreendedores e gestores a despertar todo o seu potencial de crescimento utilizando o Marketing e Vendas no estado da arte.

Quer aprender o que é processo de vendas e o que sua empresa ganha ao definir um? Assista ao vídeo e continue lendo.

 

Como é uma empresa sem um processo de vendas?

Uma vez uma empresa me procurou com um grande problema: de seus 10 vendedores, apenas um deles estava batendo suas metas de vendas. Independente do mês, enquanto aquele vendedor alcançava os números que o negócio precisava, os demais faziam resultados muito modestos.

Outro fato que afetava os resultados desta empresa era que 80% das vendas aconteciam nos últimos dias do mês. Isso te parece familiar?

Muitos empresários e diretores de vendas acreditam que basta trazer mais leads ou mesmo aumentar suas vendas para solucionar estes problemas. Porém, na maioria dos casos o que impede uma geração de receita previsível é a falta de um processo de vendas.

Mas afinal, por que minha empresa precisa de um processo de vendas?

 

O que acontece quando não há um processo de vendas é que sem um padrão, cada pessoa do seu departamento de vendas vai ter uma performance diferente. Isso é ruim para a sua empresa porque dificulta a identificação de pontos fortes e fracos, ou mesmo de ações que poderiam ser encorajadas ou abandonadas pela equipe.

E se você acredita que o cliente não percebe essa falta de padronização, está enganado! Essa desorganização torna muito mais desafiador ajudá-lo a chegar em uma solução.

Trabalhar com Vendas é uma atividade complexa por natureza. Existem muitas variáveis que precisam ser levadas em conta e fatores que podem ajudar ou atrapalhar a realização de uma compra, como características de produtos, concorrentes, nível de entendimento do vendedor sobre a necessidade da prospecção e muitas outras coisas.

Para tornar os resultados do time de vendas previsíveis e escalar o trabalho é necessário diminuir a complexidade, ou seja, criar padrões.

O que meu departamento ganha com um processo de vendas?

 

Um processo de vendas serve como um passo a passo que vai ajudar a ganhar cada uma das oportunidades de novos negócios. Assim, é possível atender a muitos tipos de cliente e escalar seu departamento de vendas (e seus números!).

Um processo de vendas serve para definir o que o seu vendedor precisa fazer e quais são os pontos que precisam ser validados para mover as prospecções para a tomada de decisão de compra.

Por exemplo, é possível padronizar como seus vendedores qualificam as oportunidades, o que pode ser feito para que as prospecções avancem para uma próxima etapa ou quando uma oportunidade deve ser perdida. Para saber se o processo de vendas está sendo bem executado, é preciso avaliar constantemente as principais métricas de Vendas.

O crescimento da sua empresa só depende de você!

Uma das metodologias de vendas que mais têm impactado o resultado de empresas no Brasil e no mundo é o Inside Sales. Ela é pautada em um processo de vendas bem definido, escalável e previsível.

O crescimento de uma empresa está diretamente ligado a relação entre Marketing e Vendas. Por isso, gravei este vídeo para te ajudar a estruturar um projeto para escalar Marketing em Vendas.

Para te ajudar ainda mais a desenvolver uma verdadeira Growth Machine, eu criei um processo padrão de vendas no Trello. Obtenha agora mesmo esse esquema que vai ser o primeiro passo para bater todas as metas de vendas da sua empresa!

Ficou com alguma dúvida? Então comente abaixo!

Eu quero ajudar o seu negócio a crescer!

Modal Title

Legend
%d blogueiros gostam disto: