8 características de um bom gestor

Muito além de implementar metas, melhorias e treinar o time, o gestor é o reflexo comportamental de ser time, ele é o exemplo! Ele é o pilar mais forte e precisa saber se posicionar quando os vendedores não estão trazendo os resultados esperados.

Giullia Riente

Escrito por

Giullia Riente

, em

4/10/2021

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O sucesso do time de vendas é o reflexo do trabalho de um bom gestor de vendas, o que está longe de ser um trabalho fácil, é um grande desafio.

Apesar da função de gestor comercial ser extremamente responsável por comandar a área de vendas, prestar contas e tomar decisões importantes, o relacionamento com seus liderados é a chave do sucesso de um bom líder.

Entenda que números são importantes, mas saber se relacionar com o seu time de vendas é melhor ainda. Ter um ambiente saudável, motivado e engajado, é sinônimo de vestir a camisa da empresa com excelência.

Pensando em como te ajudar a ser um gestor melhor, separamos 8 características de um bom profissional com esse cargo. Se você busca melhorar como gestor, comece a agir desde já!

Boa leitura!

#1 Não seja o gestor das comparações

Cada profissional é um indivíduo diferente com pontos fortíssimos e outros a melhorar, isso que torna as pessoas seres extremamente diferentes.

Não seja o tipo de gestor que constantemente fica comparando os vendedores de seu time. Isso alimenta a rivalidade entre eles e mostra uma certa preferência entre um profissional do que o outro.

Além de fomentar a discórdia, você está separando o time de vendas, destruindo a cultura e queimando a sua imagem de gestor.

As situações que ocorrem com cada colaborador precisam ser tratadas e resolvidas de forma individual.

Elimine a comparação do seu vocabulário, por mais perfeito que seja certo tipo de vendedor, as pessoas não gostam de ser comparadas. Não tenha essa atitude.

#2 Tenha uma comunicação clara

Da mesma forma que você entende que a construção de relacionamento durante um processo de venda com o seu cliente é extremamente necessária, essa comunicação também é importantíssima com o seu time de vendas.

Um bom gestor, precisa entender as demandas administrativas e saber passá-las para a sua equipe de forma clara e concisa.

Toda comunicação, por mais simples que seja, precisa ter um tom amigável e claro, é importante que todos entendam e saibam o que fazer. Isso garante que não haja falhas e atritos durante a conversa do time de vendas.

Inclusive, tenho uma dica de uma prospecção mais social e quero te contar! Já ouviu falar de social selling? Se sim, baixe esse material e comece a colocar essa técnica em prática, da mesma forma que você precisa ser social com os seus clientes, não se esqueça dos seus liderados, combinado?


#3 Conquiste o respeito

Existem gestores que acham que quando se impõe ganham o respeito do time de vendas. Muito pelo contrário, a imposição é sinônimo de autoritarismo e não liderança baseada em respeito e confiança.

Quando um novo gestor entra para uma área que nunca trabalhou, é nítido que os colaboradores daquele setor não o respeitam pois ele não entende sobre aquele serviço. Por isso, quando for assumir um novo desafio como gestor, saiba que você precisa entender igual ou mais sobre vendas do que os seus liderados.

Entretanto, quando o gestor mostra que conhece bem do assunto, é bem mais fácil de conquistar o respeito de seus vendedores, porque eles percebem que você tem competência para assumir as rédeas da equipe.

Não busque impor respeito usando a hierarquia, mostre que você está ali porque conhece bem os processos e sabe como lidar com as adversidades que surgirão.

#4 Trabalhe a sua empatia

Um bom gestor de vendas conhece muito bem cada vendedor de seu time. Ele conhece seus pontos fortes, o que precisa melhorar, o que gosta de fazer, se tem filhos, cachorro, faz atividade física. Ele faz questão de estar mais pertinho de cada membro do time.

Essa é a maior característica de um bom gestor, se você a tem, tenha certeza que já está na frente de outros profissionais do cargo. Tem empatia é saber conversar e lidar com as pessoas, compreendê-las e ajudá-las a melhorar cada vez mais e mais.

Separar a equipe entre os vendedores muito bons dos medianos, não trará nada de positivo para o seu time de vendas. Você precisa achar o equilíbrio entre os colaboradores e transformar o lugar em um ótimo ambiente para trabalhar. 

#5 Foque na satisfação do seu cliente

Quando você realiza treinamentos constantes com o seu time de vendas e busca sanar as dores de seus clientes, você entende que não é sobre metas, é sobre dar resultados aos seus clientes.

Um vendedor altamente qualificado e treinado, oferece o melhor atendimento e acompanhamento ao seu cliente, logo, tem satisfação em fechar negócio com a empresa.

O cliente precisa saber e sentir que o vendedor se importa com os seus resultados e quer realmente ajudá-lo a conquistar o que sonhou e acabar com suas dores.

O treinamento de vendas é extremamente importante para a qualificação profissional do seu time, mas ajuda no aumento do nível de satisfação do cliente.

#6 Seja organizado

Se você como gestor não mostra que sabe o que vai fazer naquele dia ou naquela semana, você espera que os seus liderados façam isso por você?

Uma boa organização e um bom planejamento te ajudam a saber exatamente o que está por vir, o que precisa alcançar e o que precisa ser feito para cumprir todas as metas definidas.

Você tem duas opções, ou você faz esse planejamento sozinho ou você reúne o seu time e deixe com que eles estejam por dentro e tomem decisões também.

Minha dica é: faça sozinho em uma semana, mas na outra, chame o seu time. Veja o que funciona melhor para vocês. Afinal, várias cabeças pensam melhor que uma sozinha.

#7 Busque aumentar suas vendas progressivamente

Como gestor, se a venda do seu time está aumentando, significa que você está caminhando na direção certa. Entenda de onde vem todo esse sucesso, melhore e aplique-o para que continue crescendo.

Mas caso as vendas não estejam da maneira que pensou, converse com o seu time e tente entender onde estão errando, no que podem melhorar, onde podem mudar, saiba identificar esse ponto e ajustá-lo.

Entenda que às vezes, existe um vendedor que destoa de toda a sua equipe e não alcança os resultados esperados. Pode ser por isso, que os seus números não estejam como planejado. Nesse caso, busque entender o que aconteceu e qualifique este vendedor que está destoando do restante do time.

#8 Estude, estude e estude!

Conhecimento é algo que não podem tirar de você e de sua equipe. Por isso, busque estudar e se manter atualizado de tudo que está acontecendo no mercado.

O mundo das vendas muda constantemente e se você não se mantém atualizado como gestor e não busca qualificar a sua equipe, outra empresa fará isso e sairá na sua frente.

Foca nas 8 características!!

Portanto, as 8 características que você precisa ter para ser bom gestor são:

  • Não seja o gestor das comparações.
  • Tenha uma comunicação clara.
  • Conquiste o respeito.
  • Trabalhe a sua empatia.
  • Foque na satisfação do seu cliente.
  • Seja organizado.
  • Busque aumentar suas vendas progressivamente.
  • Estude, estude e estude!

Está esperando o que para começar a agir? Faça uma autoanálise sua como gestor, entenda seus pontos fortes e explore-os, mas foque ainda mais nos seus pontos de melhoria.

Vou deixar um outro conteúdo para você chegar cheio de gás com o seu novo pensamento e posicionamento de gestor.

Quero te ver no topo e sua empresa quebrando tudo nas vendas!

Até a próxima!!

Giullia Riente

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