8 formas de gerar mais leads que você não explora hoje

Antes de podermos falar sobre gerar mais leads, vamos definir exatamente o que queremos dizer quando falamos sobre eles. 

Leads são clientes em potencial que manifestaram algum interesse em seu produto ou empresa e forneceram informações de contato que você pode usar para acompanhar mais informações. 

Você pode passar esses leads diretamente para o seu departamento comercial ou se envolver com eles usando um programa de marketing de conteúdo personalizado.

Por que é importante pensar em como gerar leads mais leads para seu negócio? 

Se você não estiver fornecendo a sua equipe de vendas um fluxo constante de novos clientes em potencial, estará fazendo um desserviço ao seu negócio. Nenhuma empresa cresce sem clientes e nenhum comercial tem sucesso sem uma geração de demanda relevante.

É bem provável que o maior benefício da geração de leads usando a metodologia Demanda Infinita seja a capacidade de focar em leads altamente qualificados por meio de segmentação avançada. 

A ideia aqui é mostrar algumas oportunidades rápidas que te permitem sem muito investimento ter um primeiro contato com a demanda infinita. 

Separei 8 ações de baixa complexidade e investimento que podem ser aplicadas imediatamente no seu negócio para gerar mais leads rapidamente.

Vamos a elas e gerar mais leads pro seu negócio:

1.Social Selling

Social Selling é uma evolução no processo de vendas tradicional, onde usamos as redes sociais para alavancar nosso alcance e nosso network. Em especial usando o LinkedIn é possível ter mais resultados em vendas usando estratégias como produção de conteúdo, network ativo e gestão de relacionamento. 

Analise seus últimos clientes conquistados, se pergunte, o que eles têm em comum? Quantos funcionários tem na empresa e o que eles estão fazendo hoje que tornou sua oferta relevante para ele?

Agora que você encontrou um padrão utilize as buscas do Linkedin para achar outras pessoas semelhantes. Se você é cliente da versão paga é possível usar “visualizar semelhantes” onde você acha outros usuários parecidos com seus novos clientes.

Mesmo o LinkedIn sendo a principal rede B2B, podemos usar redes como Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter e Telegram para escalar nosso alcance e network.

2. Cold e-mail 

O Cold e-mail, em português e-mail frio, é uma estratégia de prospecção que envolve entrar em contato por e-mail com alguém que não conhece sua empresa. Para uma estratégia de prospecção por e-mail funcionar é necessário estudar bem o mercado que você irá abordar e entender as principais dores e frustrações.

Muita gente critica essa estratégia principalmente pelo fato dela ter uma baixa taxa de conversão, só que se tratando de volume tudo faz sentido. Aqui na Growth Machine prospectamos 400 pessoas por dia e esse foi nosso principal canal de aquisição no nosso primeiro ano de vendas.

Cold e-mail é uma estratégia de baixo custo, que dá retorno rápido, mas como toda estratégia precisa ser otimizada e aprofundada. Aconselho a estudar qual tipo de prospecção por e-mail faz mais sentido para o seu negócio e utilizá-la a partir das respostas recebidas.

3. Cold Calling

Também conhecida como ligações frias essa estratégia consiste em ligar para potenciais clientes com objetivo de conseguir uma reunião. Uma chamada fria dura em média 15 minutos e um prospector fica em média 1:30 no telefone por dia e consegue gerar algo entre 2 a 6 reuniões de acordo com o mercado e com o processo.

Se hoje você não faz Cold Calling existe uma chance muito grande de estar deixando dinheiro na mesa, esse é o principal drive de crescimento das empresas que mais crescem no mundo.

4. Networking em eventos

Eu amo prospectar em eventos, primeiro que é uma estratégia de baixíssimo custo, segundo que é possível sem muito esforço sair com 10 cartões de potenciais clientes e por último, os prospectos em eventos tendem a estar buscando por solução (se não o que ele estaria fazendo lá?).

A melhor forma de explorar um evento é listar os principais eventos do seu setor que acontecem na sua cidade. Crie uma lista das palestras e das pessoas que você gostaria de conhecer no evento. Execute com maestria, não esquece de levar seu cartão de visita ou seu QRcode do Linkedin, por último defina uma meta para evento, assim você saberá se foi um sucesso a sua participação.

5. Grupos e Comunidades

As comunidades concentram potenciais clientes que buscam informação, então saber explorá-las é o verdadeiro ouro. Analise no Linkedin e no Facebook quais são as comunidades sobre o seu tema.

É possível achar também grupos de Whatsapp sobre o tema, mas isso requer um pouco mais de pesquisa na internet.

Agora é fundamental entender as regras do grupo, não sair fazendo propaganda ou spam, trabalhe para gerar valor e colaborar com o grupo que as oportunidades surgem naturalmente.

6. Parcerias estratégicas

Qual empresa atende o mesmo cliente que você e não é um concorrente direto? Entender quem são essas empresas vai te ajudar a construir parcerias estratégicas, para tanto complementar a sua oferta quanto gerar novos prospectos.

Esse modelo de geração de demanda é chamado de business development e consiste em criar alianças que fortalecem sua empresa. Aqui na Growth Machine fizemos parcerias estratégicas com empresas como pipedrive, Exact Sales, The Checker, entre muitas outras, sempre com o objetivo de gerar oportunidades qualificadas, valor para nossos clientes e valor para os nossos parceiros.

7. Presente físico

Eu sei que pode parecer coisa de maluco, mas me diz uma coisa, quando foi a última vez que você recebeu um presente por correio de um desconhecido? Por correio normalmente recebemos cobranças e propagadas. É justamente por isso que esse canal pode funcionar tão bem.

Liste 10 empresas que você gostaria de vender, vá ao Google descubra seus endereços. Agora defina um presente físico que chamaria a atenção desse potencial cliente, pode ser uma caneca, pode ser um livro ou algo criativo, o objetivo aqui é quebra de padrão.

Escrever uma carta à mão com algo como: “admiro muito o seu trabalho e acredito que podemos te ajudar com “benefícios que você gera” resolver o problema/aumentar vendas/ correr menos risco. No final da carta coloque um endereço de e-mail, telefone e um link para agendar uma reunião.

Envie e espere as reuniões chegarem, se não acontecer de imediato, faça follow up perguntado se chegou e se a pessoa gostou, o resto é consequência.

8. Palestra gratuita

Esse é uma estratégia muito simples e muito eficaz. Busque por associações que normalmente tem empresas dentro do segmento do seu perfil de cliente e oferece uma palestra gratuita. 

Algo interessante é pesquisar sobre quais são as tendências no seu mercado e os problemas comuns que o seu produto resolve, como, por exemplo, vendas consultivas, criar a palestra “7 fatos sobre vendas consultivas que vão impactar a sua empresa”.

Por isso, ofereça essa palestra de forma gratuita para os associados, quando você for realizar sua palestra coloque iscas de geração de e-mails complementares ao conteúdo como, por exemplo, um template complementar a sua palestra, você pode suar até mesmo a apresentação como isca, seu objetivo é conseguir alguma informação dos participantes com o objetivo de poder prospectá-los após a palestra.

Na Growth Machine chegamos a converter entre 20 a 40% dos participantes de palestra como essa. Não se esquece de criar um email de agradecimento e de oferecer um valor antes de tentar vender, tanto durante a palestra quanto nos primeiros contatos.

Além dessas estratégias para gerar mais leads, existem muitas outras fora do padrão que te permitem criar oportunidades qualificadas, o principal drive, como já foi dito é sair do padrão e não repetir aquilo que está todo mundo tentando fazer.

Quais estratégias não convencionais você já usou para gerar mais leads e oportunidades qualificadas para a sua empresa? Por isso, vou deixar para você nossa Planilha de Prospecção Semanal para você começar a ter o controle das suas ações de vendas e começar a bater todas as metas.

 


Sobre o autor:

Thiago Reis

Growth Machine

Apaixonado por inovação, marketing, vendas e metodologias de crescimento. Atua há mais de 10 anos a frente de times de marketing e vendas sendo responsável por grandes resultados ligados a aumento na geração de leads, crescimento em vendas e recordes históricos de faturamento.
É CEO da Growth Machine e fundou a empresa movido pelo seu propósito. Acredita que existe um grande potencial de crescimento não explorado em 80% das empresas e a sua missão é ajudá-las a despertar todo esse potencial.

 

gerar mais leads, vender mais

Growth Machine

Sobre nós

Inscreva-se

© 2019 Growth Machine. All rights reserved