Impressione ao abordar o cliente por telefone

Você convenceu seu cliente em potencial a ouvir seu discurso ou a aprender mais sobre seus produtos em uma ligação. Mas agora é hora de abordar o cliente por telefone. Como você impressiona seus clientes no telefone? 

Existem algumas maneiras infalíveis de causar uma primeira impressão por telefone, como descrito abaixo:

Veja abaixo formas de encantar o cliente:

Demonstre interesse e simpatia

Assim como os convidados de uma festa podem ver seu sorriso, os clientes podem ouvi-lo por telefone. Sorrir ajuda o seu tom parecer amigável e útil e, como uma vantagem adicional, é um ótimo estimulante de humor para você!

Seja rápido e assertivo

Após três ou cinco toques, quem chama tende a pensar que não há ninguém lá do outro lado – ou pior, que você está ocupado demais para ajudá-los. Se você perder totalmente a ligação, eles poderão ligar para um dos seus concorrentes em vez de deixar um correio de voz, mensagem no Whatsapp ou uma mensagem no fale com o especialista em seu site.

Até mesmo as recepcionistas da empresa ocasionalmente perdem ligações. Portanto, se você deseja garantir que todas as ligações sejam atendidas ao vivo, considere usar um serviço de assistente virtual. Elas atenderão suas ligações com prontidão e agilidade, e seus clientes em potencial se sentirão cuidados sempre que ligarem.

Já viu nosso conteúdo sobre Abordagem de Vendas pelo Whatsapp?

Defina expectativas e vá além

Se seu serviço de atendimento ou assistente virtual precisar receber mensagens para você, informe-os até quando tempo os clientes podem esperar por uma ligação de retorno. Um cliente com um problema simples pode rapidamente ficar frustrado quando fica esperando no telefone, ou numa levantada de mão sem saber se você vai voltar para ele hoje, nesta semana ou nunca. 

Evite essa incerteza mantendo o assistente virtual informado para que ele possa dar grandes expectativas aos clientes, exemplo: “João, nosso analista de crescimento, ficaria feliz em ajudá-lo. Ele está em uma reunião até as 15h, mas retornará as ligações em seguida. Você deixar uma mensagem?”

Crie conexões com o cliente

Uma das melhores maneiras de diferenciar seus negócios, é cultivar relacionamentos pessoais com seus clientes. Outros podem criar produtos e serviços semelhantes, mas não podem imitar o serviço ao cliente. Mesmo que seja simplesmente dito de passagem, sempre reconheça quando os clientes compartilham informações pessoais.

Por exemplo, se o seu interlocutor diz: “Foi ótimo falar com você! Estarei fora do escritório na próxima semana, mas gostaria de entrar em contato na semana seguinte”, não basta concordar em acompanhar; pergunte a eles onde estão indo de férias. Eles provavelmente estão empolgados com isso, e você pode compartilhar seu entusiasmo!

Confira nosso artigo sobre o que falta para você falar com o cliente e descubra mais.

Resolver problemas

Ao conversar com seus clientes por telefone, evite dizer “não”. Sempre procure uma maneira de resolver seus problemas. Mesmo que seus produtos ou serviços não ofereçam o que estão procurando, ou você não consiga responder a uma pergunta específica, descubra o que eles estão tentando alcançar. Seja consultivo. Talvez eles possuam objeções que você ainda não percebeu.

Veja se há alguma maneira de os produtos ou serviços poderem ajudar nas dores que ele apresenta. Mesmo que sua empresa não esteja em condições de ajudar o cliente em seu problema específico, você poderá oferecer conselhos, encaminhá-los a um parceiro ou apontá-los para um fornecedor confiável que você usou no passado. 

Ajudá-los a resolver seus problemas, mesmo quando não resultará em receita adicional para você, é uma ótima maneira de estabelecer relacionamentos com potenciais clientes futuros.

Independentemente de você estar atendendo chamadas, ter suporte no local ou um serviço de assistente virtual, ou um sistema de atendimento ao vivo, essas cinco etapas deixarão seus clientes impressionados com o nível profissional de suporte ao cliente da sua empresa.

Conclusão

Não fique disponível apenas quando os negócios estiverem indo bem ou os clientes estiverem satisfeitos. Se você deseja que seus clientes confiem e respeitem você, precisa conquistá-lo, demonstrando sua dedicação em fazê-los felizes. Em vez de ser agressivo ao vender, tente ser mais consultivo para que os clientes entendam que suas intenções são reais em ajudá-lo.

É mais fácil aprender sobre um cliente conversando com ele pessoalmente. No entanto, algumas pessoas se sentem mais confortáveis ​​em falar com você à distância. Pergunte aos seus clientes qual é o seu método preferido de comunicação e siga em frente.

Por isso, se você não conhece ou não sabe como manter um diálogo assertivo e bem direcionado com o cliente, recomendo baixar nosso Script de Ligação agora mesmo! Certamente, ele vai te ajudar a abordar o cliente por telefone com mais segurança e objetividade.

 

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