Automação do fluxo de trabalho torna o time de inside sales mais produtivo

Quem trabalha com inside sales deseja fechar todos os negócios e estabelecer conexões com clientes em potencial. Mas como essa tarefa pode ser mais produtiva? Nessa hora que entra a automação do fluxo de trabalho.

A automação do fluxo de trabalho é o processo de encontrar tarefas executadas por uma equipe e automatizá-las com tecnologia. Esse tipo de automação é uma ótima maneira de realizar tarefas e produzir resultados consistentes.

A automação do fluxo de trabalho como uma oportunidade de vendas é discutida desde muito tempo. Desde então, a maioria das vendas era feita por telefone e, embora essa ainda seja uma tarefa comum, o e-mail ascendeu ao topo como um canal de vendas também.

Nos últimos anos, equipes de inside sales que incluem mensagens de texto em suas interações com clientes em potencial ter mais sucesso, e é por isso que algumas empresas vêm incorporando o recurso SMS em suas vendas. Uma outra ação efetiva é incluir videochamadas com a integração diretamente do seu CRM.

Assim, como profissional de inside sales, a automação do fluxo de trabalho pode ajudá-lo a tornar a rotina mais produtiva. E com o poder das soluções de automação de fluxo de trabalho, não há razão para que um profissional de inside sales precise gastar seu tempo em tarefas repetitivas.

Mas como você pode tornar sua equipe de inside sales mais produtiva com a automação do fluxo de trabalho? 

Automação do fluxo de trabalho é capaz de gerar menos erros 

Há uma coisa que uma empresa não pode passar ilesa: o erro humano. É difícil prever, mas quando isso acontece, os gestores gastam tempo e dinheiro tentando acertar e até evitam o máximo que podem.  Mas, é difícil eliminar o erro humano em nossos trabalhos, mas com a automação do fluxo de trabalho isso pode se tornar ao menos evitável.

Os profissionais de inside sales trabalham mais de perto com os dados dentro de um CRM. E é importante que processos automatizados possam fornecer suporte para eles e seu trabalho.  Se formos pensar que os primeiros inside sales dependiam de uma lista telefônica para falar com o possível cliente, percebemos então, o quanto avançamos nesse quesito. Mas, dado o avanço da tecnologia e o que ela pode fazer, esse não é mais o caso. Como diria Bill Gates:

“A automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência.” 

A área de inside sales é capaz de permanecer no caminho certo e ter mais consciência do trabalho que precisa ser realizado. Por exemplo, a automação do fluxo de trabalho pode ajudar a importar clientes em potencial para o seu CRM para se conectar ou trabalhar imediatamente em atividades específicas de vendas, enquanto você espera que um cliente em potencial responda. Isso também pode ajudar com relatórios e acompanhamento de clientes em potencial e leads que forem chegando.

Ao automatizar seu fluxo de trabalho, você pode reduzir erros, aumentar a produtividade e permitir que as pessoas se concentrem em outras tarefas que você realmente precisa que elas realizem.

Envie e-mails personalizados 

Como profissional de inside sales, você deseja estar conectado aos seus clientes em potencial e clientes já da sua carteira. A automação de e-mail pode ajudá-lo a enviar uma mensagem personalizada para se conectar as pessoas certas e na hora certa.

A personalização de e-mail é quando você adapta o conteúdo usando os dados e informações que você tem sobre o destinatário.

É necessário prospectar da forma correta. Isto é: você precisa coletar dados sobre possíveis leads, criar conteúdo direcionado e escrever e testar e-mails. A automação de e-mails personalizados deve ocorrer após essas etapas preliminares.

Tenha um template de e-mail que incorpore o conteúdo associado a cada contato. Inclua informações sobre a empresa, podem ser notícias recentes sobre elas. 

Use a tecnologia para armazenar esses modelos de e-mail e automatizá-los agendando várias tentativas ao mesmo tempo. Mas atenção! Você precisa ter tempo suficiente para pesquisar e personalizar cada e-mail para cada cliente potencial. Não seja tão impessoal, personalize o possível.

Continue criando novos modelos e sequências para diferentes etapas do processo de vendas, e você será uma máquina de prospecção que o levará a fechar mais negócios.

Assim, a automação de e-mail permite que você monitore todas as etapas de sua interação com um possível cliente e para onde você precisa levá-lo ao próximo nível para otimizar seus esforços de vendas.

Automatize tarefas de vendas 

Quem não gostaria de uma ou duas horas extras por dia? Estamos todos procurando esse pouco de tempo ou tentando o mais recente corte de produtividade.

A maneira mais simples de economizar tempo é se livrando de tarefas repetitivas em  vendas. Pense em todo o trabalho que você faz manualmente. Desde o envio de e-mails até a inserção de informações de contato e entrada de dados. Mas com a automação, você pode facilitar as coisas e nunca mais se sentir sobrecarregado. 

Existem muitos recursos por aí que podem ajudá-lo com isso. Mas o importante é saber que você precisa de um CRM com recursos de automação simples e que funcione para o time comercial.

A automação de vendas não pretende assumir o processo de vendas. A automação de algumas tarefas dá tempo para você se concentrar no que você é bom: vender!

As mensagens por voz, follow up de e-mail e agendamento de reuniões são algumas áreas que você pode automatizar para economizar tempo.

Reserve um tempo para pensar em quais tarefas de vendas levam mais tempo

A automação de vendas cria mais tempo para se concentrar nas coisas que são essenciais para o sucesso. E isso pode ajudá-lo a atingir sua meta mais rapidamente e a liberar tempo para se concentrar em outros trabalhos. 

Simplifique os processos de vendas 

O processo de vendas da sua equipe de inside sales é um ativo essencial. Você o criou para ter um processo para que todos consigam seguir.

Uma ferramenta de automação de vendas pode melhorar seu processo de vendas, simplificando tarefas e liberando tempo para gastar em prospecção e geração de leads.

Por exemplo, um e-mail de follow up enviado por um vendedor após uma conversa pode se tornar uma tarefa feita por voz. Parte do trabalho que o inside sales insere após a comunicação pode ser registrada automaticamente, para que eles possam passar para o próximo cliente em potencial e estar um passo mais perto de fechar o negócio. 

As ferramentas de automação de vendas permitem monitorar o movimento de seus clientes em potencial ao longo do processo de vendas, para que você saiba quais etapas foram tomadas para fechar o negócio. 

Quando você automatiza o processo de vendas, ele economiza tempo da sua equipe e eles podem se concentrar nas vendas.

Conclusão

A automação do fluxo de trabalho economiza tempo e reduz erros, os quais são importantes. O vital aqui é que a automação dos fluxos de trabalho permite que os profissionais de vendas gastem seu tempo, habilidades e energia em atividades de alto valor.

Se a sua empresa possui uma equipe de inside sales, você precisa saber que se não incorporar a automação do fluxo de trabalho aos seus processos de vendas, levará mais tempo para prospectar e fechar negócios. E certamente manterá você na empresa por mais tempo e longe de sua família.

Por isso, pare de perder tempo fazendo um trabalho repetitivo. Esforço é totalmente diferente de ter resultado. A automação do fluxo de trabalho permite que a sua empresa e seu time de inside sales seja mais produtivo e foque nas oportunidades certas. 

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