Como Vender Mais

Blitzscalling: conheça o modelo de crescimento rápido para empresas

Empreendedorismo de alto impacto. É exatamente isso que o Blitzscalling foca, ou seja, um crescimento acelerado e uma promessa de mudar a realidade de um negócio em pouco tempo. Saiba mais sobre esse método no conteúdo abaixo.

Felipe Sore

Escrito por

Felipe Sore

, em

29/9/2021

.

É nítido que todas as empresas pensam em criar estratégias para crescer o seu negócio, pois não tem pra onde fugir, é necessário se tornar um destaque no segmento de mercado em que atua e, ao mesmo tempo, estar a frente da concorrência.

Nessa linha, existem diversos modelos de estratégias para crescimento e, um deles, é o famoso Blitzscaling.

Gigantes como Facebook, Netflix, Amazon, entre outras, utilizaram essa estratégia para chegar onde estão. Porém, muitas pessoas se perguntam: 

“Como conseguir crescer e ser sustentável financeiramente, ter uma ampla carteira de clientes e se destacar frente às empresas já consolidadas?”

E para responder isso, é preciso entender melhor tudo que envolve o Blitzscaling. Por isso, criamos esse conteúdo para te mostrar a relevância dessa estratégia e o motivo de você ter que investir se quiser crescer em larga escala.

Boa leitura!

A origem de Blitzscaling

A origem é um tanto questionável, mas tem uma explicação por trás para você entender como impacta as startups.

O termo “blitzkrieg” foi o responsável por criar o nome que vemos hoje. Mas o que significa?

Era uma tática militar do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, usada para surpreender os adversários. Nessa linha, como ressaltamos antes, o surgimento tem diversos questionamentos, porém foi a estratégia que permitiu a Alemanha conquistar quase toda a Europa, no qual tem a ver com o crescimento em larga escala que vemos hoje em dia com Blitzscaling.

Agora, entenda o modelo de gestão Blitzscaling

De forma resumida, é possível dizer que é uma estratégia com o objetivo de crescer aceleradamente e, além disso, pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio.

A ideia central é colocar o foco no lugar certo e nos problemas certos. Para você entender melhor, Reid Hoffman, criador do conceito e também fundador do LinkedIn, diz que uma empresa terá vários problemas, mas é preciso resolvê-los nos momentos adequados.

Nesse contexto, ele desenvolveu 5 estágios, os quais chamou de:

·      Família: empresa com uma quantidade de funcionários que não ultrapassa um dígito.

·      Tribo: empresa com dezenas de funcionários.

·      Aldeia: empresa com centenas de funcionários.

·      Cidade: empresa com milhares de funcionários.

·      Nação: empresa com mais de 10 mil funcionários.

É importante entender esses estágios pois, a maneira como as funções são administradas no Blitzscaling muda significativamente de acordo com o crescimento da organização (por exemplo, gestão financeira, contratação de funcionários, comercialização de produtos e serviços etc.).

Um fator que precisa de destaque é a inovação, que também ocorre em escala. Isso significa que para ter sucesso e garantir o alto crescimento, a empresa precisa estar com a cultura da inovação enraizada em seus processos e colaboradores.

É por esse motivo que não basta criar uma empresa que inicie suas atividades oferecendo um serviço ou produto inovador. Ter um caminho contínuo com a inovação é o ideal em cada fase do processo, por exemplo, no desenvolvimento de novos produtos, no atendimento ao cliente ou na retenção de talentos.

Mas por que o Blitzscaling é uma referência?

O sucesso do Blitzscaling é devido aos resultados das empresas que utilizaram o método. Não basta só ter uma ideia mirabolante, é preciso ter casos reais de acontecimento para provar a eficácia.

Empresas como Airbnb e Waze são alguns dos cases e que, sem dúvidas, atraem muitos empreendedores para fazer igual.

Porém, nem tudo são mil maravilhas, né?

Entenda que, ao crescer aceleradamente um negócio, algumas decisões erradas podem ser tomadas durante o processo ou problemas existentes são deixados de lado.

Por isso, voltamos a dizer que o foco central do Blitzscaling é que, a cada momento, você deve se preocupar com a coisa certa.

Como executar o Blitzscaling em seu negócio?

Para saber como colocar em prática o Blitzscalling, é preciso analisarmos cada estágio - citados acima. Vamos lá!

Família

Nesse estágio, estamos falando sobre a definição do negócio. O foco deve ser totalmente no produto ou serviço. 

Não foque na concorrência, invista em desenvolver um produto ou serviço eficaz para o segmento de mercado que você quer atuar, como entender o que o público procura e necessita, por exemplo.

Além disso, outro ponto para você focar é no papel de cada um dos fundadores e na contratação dos primeiros funcionários.

Tribo

Crescer rápido é o foco! Então, analise os feedbacks dos seus consumidores e ajuste seu produto ou serviço o mais rápido possível.

Segurança econômica para sustentar seu crescimento é preciso também. Vai que aconteça algum imprevisto? Como dissemos acima, crescer rapidamente tem esses riscos.

A equipe deve estar focada em atividades operacionais para escalar a produção e, também, ao pensar no marketing e vendas, a ideia é gerar boca a boca, ações virais e indicações.

Vila

O  foco é escalar! Nessa etapa, você deve ter as melhores pessoas do seu lado. Por isso, veja se as pessoas que entraram nas fases anteriores são capazes de suportar o crescimento nesse momento. 

Uma cultura organizacional é necessária para motivar os funcionários atuais e, além disso, manter um mesmo mindset em toda a organização.

Cidade

Chegando nesse estágio, sua empresa já possui um bom número de colaboradores. Sendo assim, a missão é criar ferramentas e mecanismos de controle dos indicadores.

Busque estar aliado aos dados, possuindo ferramentas para análise e criação de dashboards, pois dessa forma fica mais fácil de entender tudo que acontece ao redor da organização e, também, facilita na hora de pensar nas estratégias futuras vendo o que estão fazendo de errado ou certo.

A expansão da receita é outro ponto importante nesse estágio, não olhando apenas no produto ou serviço que desenvolveu no início. Além disso, é o momento de pensar na internacionalização dos negócios.

Nação

Neste último estágio, o desafio é manter a comunicação alinhada, mesmo com colaboradores espalhados - ainda mais em períodos de trabalho remoto.

O CEO deve ter outras funções, centralizando nesses 3 pontos:

  • Estratégia;
  • Trabalhar a cultura da empresa e garantir a difusão com todos os colaboradores;
  • Pontuar gestores para a empresa.

Para você entender melhor, o CEO, nesse estágio, deve focar em pensar estrategicamente sobre o negócio e não resolver problemas, isso será trabalho dos gestores.

É dessa forma que você vai escalar rapidamente sua empresa!

Esperamos que você tenha entendido, de forma clara e objetiva, o método Blitzscalling.

Entenda que o principal objetivo é inserir o foco nas coisas certas, nos momentos certos e não fazer tudo de uma vez.

Ao focar em diversas coisas ao mesmo tempo, as chances de não dar certo são imensas.

Por isso, entenda em que estágio sua empresa se localiza e comece a trabalhar em cima disso.

Aliás, já que você leu até o final desse conteúdo, vamos disponibilizar um conteúdo gratuito que é um guia essencial da prospecção de clientes para você, a partir de agora, não errar mais nesse processo e conseguir escalar de vez sua empresa.


Continue lendo nosso blog! Tem diversos temas que, sem dúvidas, irão agregar bastante.

Felipe Sore

COO na Growth Machine

Conteúdos que você pode gostar.

Receba nosso conteúdo
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.