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Case Mola Corban: Eles cresceram em 50% suas operações.

Como a Growth Machine ajudou a empresa Mola Corban a escalar uma ideia extraordinária em um ramo pouco explorado e acelerar suas vendas.

Gilberto Lopes

Escrito por

Gilberto Lopes

, em

11/1/2022

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Mesmo com um produto bem lapidado e um time de ponta, muitas startups ainda enfrentam um grande obstáculo na hora de escalar. Isso acaba freando o crescimento delas e fazendo com que muitos projetos fracassem antes mesmo de terem um tempo de vida razoável. Por isso, nesse case veremos como uma boa estruturação voltada para resultados e a criação de uma metodologia pode mudar completamente a curva de crescimento de uma empresa. 

Quem é a Mola Corban

Criada há pouco mais de 3 anos, a Mola Corban é um eficiente sistema de vendas e gestão elaborado para o correspondente bancário que já conta com mais de 3 milhões de propostas pagas, resultando em mais de 3 bilhões de reais.  Atualmente, eles contam com 70 protagonistas completamente engajados em ajudar os mais de 600 clientes espalhados por todo o Brasil. A Mola facilita a vida do correspondente bancário e permite que ele venda muita mais, visto que concentra produtos e serviços de diversos bancos em uma única plataforma.

Por já trabalhar no meio, Robson Portela, hoje CEO da empresa, percebeu que havia uma grande falha e também oportunidade no mercado. Antigamente, a maioria dos correspondentes bancários trabalhavam com poucos bancos, na sua maioria apenas um.  Além disso, o trabalho envolvia apenas um produto consignado e a operação era muito mais simples: tinha menos burocracias e o pagamento era só à vista. Porém, com o crescimento do mercado, surgimento de mais bancos e consequentemente, mais profissionalismo,  o sistema até então utilizado passou a não dar conta de toda a demanda. e criar a Mola Corban.

Empenhado em criar uma solução caseira para essa dor que ele encontrava como cliente,  Portela resolveu se juntar a Diogo Barros e Yuri Notaro , e criar a Mola Corban.

A Mola faz questão de oferecer soluções personalizadas e propostas de  valor do tamanho da sua empresa. Dentro da plataforma, o correspondente bancário pode efetuar a jornada completa (pré vendas, venda, controle e financeiro). Alguns dos recursos disponíveis são: 

  • Acompanhamento de propostas;
  • Gestão de leads e campanha;
  • Consulta;
  • Simulação ;
  • Digitação automática; 
  • Comissionamento integrado automático;
  •  Gestão de usuários;
  •  Conciliação bancária;

Ao longo de sua breve, mas intensa história, a Mola Corbam conseguiu diversas parcerias com gigantes do mercado como Itaú e BMG, por exemplo. Além disso, é uma empresa  investida por sócios da Hix Capital e pelo fundo de corporate venture capital Kinea, um fundo do Itaú-Unibanco. Como se não fosse suficiente, ela ainda é membro do Cubo Itaú, a maior comunidade de startups da América Latina.

Maiores desafios da Mola Corban

Muitos  pensam que  identificar um problema, criar um produto inovador e identificar o cliente ideal são os passos mais significativos no processo de crescimento de uma startup. Entretanto, acabam deixando de lado uma parte extremamente importante: a escalabilidade.  

Por mais que estivesse atuando em cima de uma dor real do mercado e realmente tivesse um produto de qualidade, a Mola Corban tinha um grande desafio no quesito escalabilidade, assim como a maioria das startups jovens existentes. 

No início da empresa, as vendas eram conduzidas por Portela, que já possuia experiência na área. Entretanto, com o crescimento da Mola e do próprio produto, foi decidido que  o processo iria evoluir para três pilares: vendas, pós vendas e gestão, fechando assim toda a jornada do correspondente bancário. 

Segundo o CEO Robson Portela e o CRO Silvio Santana, a empresa também possui dificuldade em fazer com que todas as suas áreas andassem em conjunto. Ou seja, andar na mesma velocidade para entregar, de fato,  ao mercado aquilo que estavam propondo. 

Ficou claro que a Mola precisava da ajuda da Growth para resolver alguns problemas, entre eles: 

  •  Planejar uma execução bem feita;
  •  Estruturar  um processo; 
  •  Treinar um time de SDR´s e closers;
  •  Montar uma metodologia certa;
  •  Gerar leads; 
  • Criar um Fluxo de Cadência;
  •  Focarem uma forma de  comunicação correta;

Sob a ótica dos resultados

Depois de entenderem que tinham em mãos um produto pronto, o CEO Robson Portela e o CRO Silvio Santana compreenderam que precisavam de ajuda de alguém com experiência na área caso quisessem escalar  de modo a obter algum resultado futuro.  

Com o auxílio da Growth,  a Mola Corban foi capaz de restruturar diversos setores em sua rotina de trabalho, o que acabou gerando mais eficiência para as pessoas envolvidas, além de encurtar em vários meses um trabalho que duraria muito mais tempo caso fizessem sozinhos.  

Como já possuíam um produto forte, não demorou muito para que os frutos começassem a aparecer: em pouco tempo, a Mola apresentou um crescimento de 50% em suas operações!

Ao longo do processo com a Growth,  a Mola Corban foi capaz de:

  • Criar uma metodologia;
  • Criar um processo de vendas previsível e eficiente;
  • Estruturar esse processo de vendas;
  • Estrutura um Fluxo de Cadência
  • Qualificar e validar prospects;
  • Entender falar com seus clientes; 
  • Aumentar leads;
  • Melhorar a comunicação; 
  • Treinar mais pessoas na equipe;

Neste vídeo você pode ver mais sobre como escalar e alcançar o mesmo crescimento que a Mola Corban:


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Gilberto Lopes

Growth Team Leader

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