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Case Prox: Venda de 2 Milhões em menos de 3 meses

Como a Growth Machine ajudou a empresa Prox montar um processo de vendas e prospecção mais eficiente, previsível, escalável e focado na geração de novas vendas.

Gilberto Lopes

Escrito por

Gilberto Lopes

, em

6/12/2021

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A falta de método, processo, treinamento e capacitação dentro de um processo comercial são grandes obstáculos para o aumento da receita de qualquer negócio. Por isso, neste case veremos como uma boa estruturação voltada para resultados pode transformar completamente a geração de demandas e vendas de uma empresa. 

Quem é a Prox

Fundada há pouco mais de 10 anos, a Prox foi criada a partir do sonho de dois jovens com caráter empreendedor e sede de inovação. Após notarem algumas oportunidades de melhoria na empresa que trabalhavam, Renato e Erick chegaram a conclusão que teriam que abrir o próprio negócio se quisessem ver algum dessas mudanças fora do papel. 

Foi assim que no dia 20/08/2010, a empresa abriu as portas pela primeira vez como uma consultoria independente e diferenciada de um dos melhores ERPs do mercado. Isso se deu, principalmente, por conta do alto padrão de atendimento e especialização de seus consultores, algo imposto pelos fundadores desde o início. 

Com um DNA revolucionário, anseio de atender melhor as necessidades dos clientes e um crescimento sólido, a Prox decidiu tomar o próximo passo. Em 2015, desenvolveu e lançou o  Isquik: solução digital complementar ao ERP e com propósito de simplificar o  controle diário de requisições de colaboradores.

Atualmente, a empresa utiliza a tecnologia de ponta LOW-CODE outsystems para desenvolver produtos e soluções específicas para os clientes que querem alavancar seus negócios, ter mais resultado, mais eficiência operacional, formar um melhor relacionamento com os funcionários, ter um backoffice mais eficiente  e obviamente, aumentar suas receitas. 

Para poder intensificar cada solução e entregar resultados cada vez mais personalizados às demandas dos clientes, a Prox se dividiu em 3 unidades de negócios: 

  •  Consultoria de ERP; 
  • Consultoria em gestão empresarial; 
  • Transformação digital.

Maiores desafios da Prox

A Prox sempre teve um grande desafio em gerar demandas,  o que consequentemente acabava os incapacitando de vender mais.  Eles realizaram que não tinham um processo realmente eficiente e seria necessário criar, de fato, uma máquina de vendas. Um exemplo dessa falta de estruturação é o fato que, desde a criação da empresa, a maioria das vendas havia sido realizada pelo próprio fundador, Renato Souza.

A empresa precisava descobrir como: 

  • Construir e estruturar um processo comercial eficiente voltado para geração de demandas e vendas.
  • Entender quais eram as ferramentas; 
  • Aumentar a performance do time comercial;
  • Encontrar seu ICP;
  • Fazer uma construção de lista eficaz;
  • Como encontrar e falar com o cliente ideal;

Como foi o momento de decidir pela Growth Machine 

A Prox sabia que precisaria de auxílio para reestruturar seu processo, realizar todas essas mudanças e conseguir criar sua maquina de vendas.

Foi por isso que, após passar três dias no nosso treinamento de vendas do Growth Labs em 2020, a Prox decidiu dar o próximo passo na relação. Segundo Renato Souza, Co-CEO, os três dias de treinamento do Growth Labs foram fundamentais para que a empresa estivesse nivelada e pronta para a aceleração que veio para alavancar os resultados desejados. 

Após passar por uma experiência improdutiva de oito meses com outra empresa que não entregou os resultados desejados, a Prox estava receosa em seguir parceria com a Growth no início. Entretanto, logo nas primeiras semanas de trabalho se surpreendeu com a qualidade e eficiência do processo implantado. 

Sob a ótica dos resultados

Com o auxílio da Growth,  a Prox foi capaz de restruturar diversos setores em sua rotina de trabalho que acabaram trazendo mais eficiência para as pessoas envolvidas, além de encurtar em vários meses um trabalho caso fizessem sozinhos. 

A implantação dos processos demonstrou o que deveria ser, de fato, elaborado e priorizado:

  • Aumento de  reuniões bem qualificadas ( + de  12 reuniões qualificadas todos os meses);
  • Crescimento da quantidade de novas vendas;
  • Aumento  o  ticket médio 
  • Redução o timing das vendas;  
  • Treinamento da  equipe em geral;
  • Aumento do  LTV  para três anos;
  • Melhoramento dos roleplays; 
  • Diminuição do ciclo de vendas (de 6, 7 meses para 3 meses); 
  • Construção e automatização de uma lista efetiva

Atualmente, a empresa consegue ter uma previsão muito melhor por conta da estruturação implantada.  Em 2021, por exemplo, a Prox teve uma venda de quase 2 milhões de reais feita em menos de três meses, algo que era impensável até pouco tempo atrás.  Além disso,  hoje em dia  a receita da empresa é baseada no  forecast, o que prova somente o quão eficaz foi o processo.

O retorno do investimento

Segundo Renato, CO-CEO da Prox, o processo deu muito trabalho, mas as transformações geradas foram mais que surpreendentes, algo realmente impensável nos últimos 10 anos desde a criação da empresa. 

Além dos ganhos como fundados e CO-CEO, Renato notou que uma boa estruturação acabou impactando sua vida pessoal:  sem ter que desempenhar outras funções, ele ficou com muito mais tempo para si. 

A Prox acredita que ainda há trabalho pela frente e que, graças a ajuda da Growth, esse caminho para o sucesso vai ser muito mais fácil. 

Neste vídeo você pode ver mais sobre esse processo e alto nível de estruturação que a Prox alcançou:


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Gilberto Lopes

Growth Team Leader

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