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Círculo Dourado: saiba o que é e como aplicar na sua empresa

O termo “Círculo Dourado”, ou Golden Circle, surgiu após o inglês Simon Sinek publicar o livro "Starts With Why”, que traduzido significa: “Comece com o Por quê?”. Nesse conteúdo, você entenderá a importância de utilizar em sua empresa.

Giullia Riente

Escrito por

Giullia Riente

, em

10/9/2021

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Entendemos que a entrega de um projeto tem todo um processo por trás, mas você já se perguntou o motivo pelo qual você como empresa, faz tudo isso? Você faz apenas para vender ou acredita que tem um propósito atrás do seu produto ou serviço?

O termo “Círculo Dourado”, ou Golden Circle, surgiu após o inglês Simon Sinek publicar o livro "Starts With Why”, que traduzido significa: “Comece com o Por quê?”.

A teoria por trás dessa representação, visa a criação de valor em conjunto com a motivação dentro de qualquer passo que a sua empresa siga. Usando um círculo como representação, o autor mostra que o ideal é seguir de dentro para fora, não ao contrário, que é o que a maioria das empresas fazem.

Neste conteúdo, você vai entender um pouco mais sobre esse círculo e suas camadas e como aplicar em sua empresa.

Boa leitura!

O que é Círculo Dourado?

Dividido o círculo em camadas, Simon Sinek,  especialista em liderança, percebeu que as principais e mais importantes lideranças pensavam de modo igual, de dentro para fora. Após estudos sobre esses comportamentos, ele separou em três etapas esse círculo. Sendo, a parte externa o “o que”, no meio o “como” e ao centro o “ por quê”.


A camada externa “o que”, representa o que a sua empresa oferece a um provável cliente, que tipo de serviço ou produto ela vende. Por ser uma metodologia de dentro pra fora, essa etapa é a última a ser seguida, pois é o fim do seu serviço ou projeto, é a sua entrega final. Todo o conceito roda ao redor de motivações e construção de produto e valor, estamos falando da camada final, tiveram alguns processos anteriormente.

No meio, a camada “como”, é relacionada ao processo de sua empresa para atingir os objetivos. Entender que tipo de estratégia usar é o ponto principal durante a criação do seu plano de ação, que ligará a camada “o quê” com o seu questionamento principal, o “por quê”.

Na parte interna do círculo vem o “por quê”, que não importa o que a sua empresa entregue, o importante é o por quê ela faz o que faz, qual a missão dela existir. Entendendo o motivo da existência e propósito da empresa, que os colaboradores entendem o motivo pelo qual trabalham e se empenham em prol dessa realização.

Por quê seguir a metodologia do Golden Circle e como ser um melhor líder com ela?

Você pode estar se questionando e achando tudo isso de Golden Circle uma grande baboseira, mas um dos maiores nomes da história da tecnologia já usaram essa metodologia, sabe quem é ele? Sim, o grande Steve Jobs, fundador da Apple.

Tudo que dá certo, logo é admirado e copiado. O mesmo aconteceu com a metodologia do Círculo Dourado, onde um padrão de sucesso que deu certo para vários líderes, pode ser aplicado por você também.

O Golden Circle traz melhoria em pontos extremamente importantes dentro da sua empresa, são eles:

  • Maior engajamento dentro da empresa, um time na mesma sintonia anda melhor e se encontra mais satisfeito com o todo. Eles acreditam que trabalham por um propósito e se esforçam juntos para cumprir os objetivos.
  • Constrói um diferencial entre seus concorrentes, o que é muito importante, já que o mercado está extremamente competitivo.
  • Melhores lideranças, quando você respira propósito, você engaja o seu time a respirar também. Inclusive, veja nesse vídeo um papo incrível sobre liderança com a Camely Rabelo, diretora de desenvolvimento comercial da Omiexperience, assista, vale a pena.
  • Reforço do branding, consolidando sua empresa no mercado e construindo uma marca para ser lembrada. Além da lembrança, os clientes que já fecharam contrato com você, vão lembrar e te indicar para novos clientes.
  • Melhoria na comunicação geral, estar em sintonia é extremamente importante para padronização e qualidade dos processos, sempre trabalhando com respeito e clareza com o colaborador.

Tudo gira ao redor do propósito.

Não adianta ter o melhor serviço ou produto do mercado, o seu concorrente pode oferecer algo inferior ao que a sua empresa oferece a um cliente, e isso não quer dizer que o jogo está ganho.

As pessoas já perceberam que existe muito do mesmo no mercado e até mesmo na vida pessoal, tudo é muito igual, as pessoas querem ficar iguais, com o mesmo padrão. Quando a sua empresa não se destaca, você vai ser só mais um na fila do pão.

Por isso, através da metodologia de dentro pra fora do Círculo Dourado de Simon Sinek, é melhor você mostrar o porquê da sua empresa existir, antes mesmo que mostrar o que você oferece.


Quando você se conecta com uma empresa, você se torna seguidor fiel da marca, a defendendo e promovendo a marca. Este sentimento de acreditar na marca e se identificar com o propósito, que causa nas pessoas esse sentimento de pertencimento a aquela comunidade.

Por isso, se você ainda acredita que apresentando o seu produto ou serviço de cara para o cliente, que batendo o valor da concorrência e que sendo mais um do mesmo, você vai estar se destacando, para tudo e reveja seus conceitos.

Para te ajudar a dar esse pontapé inicial, quero deixar um conteúdo bem bacana sobre frases motivacionais para vendas. Se inspire e guie o seu time até os ótimos resultados que almejam, seja a primeira sementinha.

Você já percebeu que existem empresas que investem tanto no seu propósito, que os seus colaboradores vivem e respiram por isso? Eles não trabalham apenas por trabalhar, eles acreditam que fazem algo de especial, eles acreditam e se unem por esse objetivo.

Portanto, comece pelo “por quê” você faz isso, passe pela parte estratégica do “como” fazer isso, para no fim, entender “o que” você vai entregar para o seu cliente. Feito isso, o mapa para a mina de ouro dos clientes e colaboradores engajados vem.

Ei, tá esperando o que para abrir sua mente e parar de pensar como uma empresa mediana?

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