Como Escrever Emails de Prospecção que Aumentam em 144% a Taxa de Resposta

Uma das formas de tentar um primeiro contato com clientes é utilizando emails. Eles são mensagens acessíveis e não tão invasivas se comparados a uma chamada aleatória no seu celular. Essa prospecção é chamada de cold email.

A técnica visa fazer o destinatário iniciar uma relação com a empresa e ao longo do tempo isso será convertido em uma venda, mas como esse processo efetivamente ocorre?

É isso que vamos te explicar ao longo do post. Continua acompanhando.

Afinal, o que são cold emails?

A área de vendas de uma empresa é subdividida em diversas etapas, sendo uma delas a prospecção ou procura por novos clientes. É nesse aspecto que entra o cold email — o chamado email frio, em tradução livre.

Ele nada mais é que um email de venda, mas em um estágio de contato. Comparando com o momento da paquera, ele é a mensagem de demonstração de interesse, enviada para marcar o primeiro encontro.

Nesse momento empresa e destinatário ainda não se conhecem, mas a empresa percebe que ali pode surgir uma relação benéfica para ambos os lados.

Sendo assim, o email precisa ser personalizado, de forma a fazer seu possível cliente se sentir especial e ficar curioso para continuar com o contato. Do contrário, a mensagem será aquela cantada que vai direto para o cesto do lixo.

 

 

A importância desse tipo de mensagem

A prospecção por email te ajuda a encontrar clientes de uma forma mais rápida. Dependendo da qualidade da captação, cria-se um fluxo regular de novos clientes e as vendas aumentam.

Quando você sabe quantos novos leads são captados com os cold emails e a taxa de conversão deles em clientes, o planejamento também é mais preciso, tanto em relação a metas quanto sobre investimentos e receita previsível.

 

Como fazer um bom cold email

Até agora você já sabe duas coisas: o email frio precisa ser personalizado e despertar interesse no destinatário. Só que fazer isso demanda esforço e alguns passos precisam ser seguidos.

 

  • Busque informações

 

O primeiro passo para a personalização é descobrir maiores informações sobre seu destinatário. Se você tiver apenas um email pode usar as redes sociais para descobrir contas vinculadas aquele endereço e dar um rosto ao seu prospect.

 

  • Cold email não é propaganda

 

No momento de escrever o texto da mensagem insira o nome do seu destinatário e da empresa em que você trabalha. Faça um título harmônico, sem o apelo comercial de urgência. Lembre-se: a ideia é criar uma relação de longo prazo.

Evite servidores de envio automático e emails genéricos. Crie um email profissional com seu nome e envie as mensagens a partir dele. Isso faz o possível cliente visualizar que existe uma pessoa por trás daquela mensagem e melhora as taxas de retorno.

Para facilitar o trabalho crie um calendário de planejamento e trabalhe com cadências, de forma a otimizar seu fluxo de contato e não acabar se perdendo.

 

  • Escreva na linguagem do seu público

 

Falar o “dialeto” de quem está lendo pode criar empatia logo no início da conversa.

 

  • Use um call-to-action claro

 

Uma chamada para ação ou call-to-action deve ser direta e informar ao destinatário qual o próximo passo pretendido.

Analisar um material enviado, agendar contato telefônico para um dia específico e repassar a mensagem para alguém são algumas possíveis opções.  

 

Tipos de emails frios e Análises

Existem diferentes templates de email e dependendo de como são utilizados podem melhorar ou diminuir a taxa de resposta das suas mensagens.

É possível criar um texto mais direto informando ao prospect como você pode ajudá-lo em alguma dificuldade cotidiana.

Você também pode fazer uma mensagem apresentando um case de sucesso da sua empresa para algum outro cliente, de uma área similar a do seu destinatário. Isso ajuda a transmitir credibilidade.

Se quiser despertar a curiosidade do prospect informe que percebeu alguns problemas na empresa em que ele atua — mas sem dizer quais — e diga que pode ajudar na solução.

São várias as opções de cold email e você só vai descobrir a ideal para o seu negócio testando. Escreva diferentes formas de abordagem e veja quais delas obtém maior taxa de retorno. Leve em consideração também o tempo de resposta para cada uma. A partir daí defina seu template de cold email.

 

Conclusão

Um cold email é muito importante na prospecção de clientes. Ele é a primeira impressão da sua empresa perante um possível lead e se bem construído ajuda no aumento das vendas em longo prazo.

Para conseguir uma prospecção por email com alta taxa de retorno você precisa personalizar o conteúdo da mensagem, fazendo seu prospect se sentir especial ou curioso a respeito do que é oferecido e não apenas mais um destinatário que recebeu uma mensagem automática.  

O Livro Negro da Prospecção Outbound


 

 

Sobre o autor:

Thiago Reis

Growth Machine

Apaixonado por inovação, marketing, vendas e metodologias de crescimento. Atua há mais de 10 anos a frente de times de marketing e vendas sendo responsável por grandes resultados ligados a aumento na geração de leads, crescimento em vendas e recordes históricos de faturamento.
É CEO da Growth Machine e fundou a empresa movido pelo seu propósito. Acredita que existe um grande potencial de crescimento não explorado em 80% das empresas e a sua missão é ajudá-las a despertar todo esse potencial.
 

 

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