Como fazer um e-mail de prospecção para gerar 10x mais resultados

Você já possui e-mails de prospecção que convertem? Ou quer construir seus e-mails do completo zero?Independente de qual das duas situações você se encontra, provavelmente você já entendeu que a prospecção por e-mail é o canal de aquisição mais acessível e escalável que existe.

Do contrário eu imagino que você não estaria lendo esse conteúdo agora.

No entanto, existe a chance de você estar enfrentando um problema que eu vejo todo santo dia, que é: você simplesmente não consegue ter respostas dos seus e-mails de prospecção outbound, já tentou de tudo e está prestes a desistir.

Pode ser que você esteja bastante frustrado, afinal você investiu na ferramenta, pesquisou diferentes templates de e-mail, queimou sua mufa, comprou uma lista de e-mail dentro do seu perfil de cliente ideal e não consegue converter esses prospects em oportunidades qualificadas para o seu time comercial. Não faz a menor ideia de onde você está errando.

 

“Quando me venderam a ferramenta me falaram que era só capturar os contatos dos prospects e disparar e-mail que ia chover pessoas querendo comprar meu produto.”

Seria maravilhoso se fosse assim, mas isso não acontece nem com quem já possui uma autoridade gigantesca no mercado.

Com a popularização das ferramentas de prospecção por e-mail, todo mundo já sacou quando é um template que apenas muda o nome, e o de uma pessoa real preocupada em ajudar na outra ponta. 

Esse truque não funciona mais como funcionava antes.

O objetivo deste artigo e te mostrar os principais pontos de atenção que você precisa ter quando estiver escrevendo seus templates de prospecção e de que forma você sai do padrão para gerar muito mais oportunidades qualificadas para seu negócio com a sua ferramenta de disparo de e-mail.

Portanto, se esse assunto parece interessante para você, continue lendo, porque você vai aprender mais sobre isso.

Veja como escrever e-mails de prospecção que geram 10x mais resultados

Existem 6 pontos centrais que você precisa ter muita atenção quando o assunto é escrever e-mails de prospecção e eles são:

  • Tamanho do assunto 
  • Contagem de palavras 
  • Contagem de perguntas 
  • Nível de leitura
  • Positividade
  • Contagem de palavras em spam 

Tamanho do assunto 

Mantenha as linhas de assunto curtas e pessoais. Mais frequentemente, os e-mails são abertos em dispositivos móveis, onde são cortadas linhas de assunto mais longas. As linhas de assunto com 3-7 palavras são as mais eficazes.

Leia nosso artigo para saber como melhorar sua taxa de abertura de e-mail com linhas de assunto de alto desempenho.

Contagem de palavras 

Se seu objetivo é aumentar as respostas, construa e-mails com 50 a 125 palavras. Crie e-mails que pareçam ter sido escritos (manualmente) para um destinatário específico e de forma personalizada. Mantenha seu e-mail curto e agradável; não envie cópias longas de publicidade ou vendas – elas nunca são lidas e geralmente são ignoradas.

Leia nosso artigo sobre práticas recomendadas para conteúdo de e-mail e aumentar sua taxa de resposta.

Contagem de perguntas 

O que você deseja que seus destinatários façam? 

Uma ligação, se inscrevam em um curso, agendem uma demonstração ou atualizem a conta deles? Para isso, os seus e-mails de prospecção precisam ter um objetivo claro. Além disso, se você deseja obter uma resposta, faça ao destinatário uma pergunta para responder; fazer uma ou duas perguntas no seu e-mail oferece uma maior chance de você receber uma resposta.

Nível de leitura 

Sempre verifique se o seu texto está escaneável e adequado para uma leitura fluída. Se os pensamentos são apresentados em uma ordem lógica e fácil de ler. Surpreendentemente, é mais provável que os e-mails escritos no nível de leitura da 3ª série (ou seja, e-mails que possam ser entendidos por alguém com ensino superior) tenham uma resposta. Palavras mais simples e frases mais curtas produzem um nível mais baixo de leitura.

Positividade 

Positividade define quão positivo ou negativo é o contexto do seus e-mails de prospecção. As maiores taxas de resposta vêm de e-mails com tom ligeiramente positivo. A positividade é calculada por meio de inteligência artificial, portanto, pode não ser 100% precisa – em caso de dúvida, confie em seu julgamento.

Contagem de palavras em spam 

Nosso serviço analisa o texto em busca de palavras comuns de spam. Quanto mais palavras destacadas como spam você usar, menor a chance de receber uma resposta.

Exemplos de palavras recorrentes: agora, já, última chance, não perca tempo, saiba mais, leia agora, oferta, grátis, promoção, etc. Se você tem o hábito de utilizar essas palavras em excesso, sugiro ponderar a esse respeito e ficar atento para não usá-las além deo necessário. 

Dica: se você usa o Google Docs para escrever seus e-mails, dê Ctrl + F e ele abrirá uma janelinha onde você poderá escrever uma palavra e ver a quantidade de vezes que ela se repete no conteúdo do e-mail de prospecção.

Conclusão

Já houve rumores de que o e-mail estava morto, que prospecção através dele não gera resultados. Mas com as pequenas modificações e melhorias que mencionei e que você pode aplicar para ter um e-mail de prospecção que gera 10x mais resultados.

Ainda com o objetivo de ajudá-lo a se primorar na forma de preparar seu conteúdo de e-mail, vou deixar um artigo sobre o que é necessário para que seus e-mails sejam notados, lidos e respondidos em 6 passos para você dominar a arte de construir e-mails que convertem.

 


Sobre o autor:

Thiago Reis

Growth Machine

Apaixonado por inovação, marketing, vendas e metodologias de crescimento. Atua há mais de 10 anos a frente de times de marketing e vendas sendo responsável por grandes resultados ligados a aumento na geração de leads, crescimento em vendas e recordes históricos de faturamento.
É CEO da Growth Machine e fundou a empresa movido pelo seu propósito. Acredita que existe um grande potencial de crescimento não explorado em 80% das empresas e a sua missão é ajudá-las a despertar todo esse potencial.

 

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