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Como ter sucesso em sua estratégia de vendas online

Vender online é uma realidade para muitas empresas atualmente, ainda mais com o isolamento social! Neste conteúdo, você vai saber as principais maneiras para ter sucesso em sua estratégia e vender cada vez mais no digital.

Vitor Coutinho

Escrito por

Vitor Coutinho

, em

17/9/2021

.

Vender online é uma realidade para muitas empresas. Durante a pandemia, ficou claro que, para aqueles negócios que a virada para o digital era essencial, principalmente para os negócios que vendiam, na grande maioria das vezes, presencialmente.

Segundo dados do estudo Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco), as vendas por E-commerce tiveram um crescimento de 41% em 2020, com mais de 194 milhões de pedidos feitos por consumidores brasileiros. 

Vale dizer que essa foi a maior alta percentual desde 2007. Além disso, as vendas somaram cerca de R$ 87,4 bilhões no período, impulsionadas pela pandemia de Covid-19.

Por isso, para te ajudar a criar uma estratégia sólida de vendas online para aumentar seu faturamento, criamos esse conteúdo para você não ter mais dúvidas sobre o assunto e fazer como as gigantes do mercado.

Porém, antes de começar a leitura, lembre-se que vendas online são sinônimos de praticidade e agilidade para o processo de vendas, se diferenciando do modo tradicional de vender que era mais tradicional.

Beleza?

Vamos ao que interessa.

Boa leitura!

O que é a venda online?

Para estarmos alinhados sobre o tema, aqui vai uma explicação sobre as vendas onlines.

É possível dizer que esse formato de vender é realizado de forma totalmente remota, distanciando dos métodos tradicionais de venda.

Usualmente, a venda online ocorre por telefone, por reunião em videoconferência, por e-mail, e utilizando plataformas para manter o controle da negociação. Também é comum somente o e-commerce, para aquelas empresas que vendem produtos já pré-estabelecidos. Porém, quando há negociação, não é dessa forma.

Neste vídeo, você verá como vender por telefone utilizando as melhores estratégias:


Pensando no cenário de negociações a distância, a venda online necessita de alguns fatores que são essenciais, como passar confiança ao seu cliente a distância, entregar um planejamento e uma execução da melhor forma possível, transmitir autoridade, e aplicar as técnicas de vendas corretamente.

Como desenvolver uma estratégia de vendas online eficaz?

É primordial entender que, ao vender online, você precisa ter muito mais cuidado com suas ações pois, como não há o contato presencial para tirar todas as dúvidas e auxiliar no processo.

Estude o cenário em que seu cliente ideal está inserido no momento

Há uma necessidade extrema em conhecer o cenário do mercado em que a empresa do seu cliente está inserida atualmente. Isso vai ser bastante útil para entender as dores e necessidades dele e desenvolver uma estratégia de sucesso.

Utilize a tecnologia a seu favor

Outro ponto importante é utilizar tecnologias para te auxiliar no processo de venda online. Existem plataformas facilitadoras nas negociações que mantêm o seu cliente engajado durante todo o processo. 

Sem dúvidas, é um investimento a ser levado em consideração pois:

  • Aumenta a produtividade do seu time de vendas remoto;
  • Possibilita a organização das tarefas;
  • Permite o envio de emails personalizados;

Tudo isso vai deixar seu lead muito mais engajado em todo o processo de venda. 

E cá entre nós, se todas essas funções ficassem para sua equipe, certamente, eles não teriam tempo para investir nas negociações e estratégias para deixar o lead quente, estariam sobrecarregados.

Mas como é o processo de vendas online?

Existe uma estrutura para tornar a venda online mais assertiva e estruturada desde a prospecção até o fechamento.

01. Pré-Vendas

A primeira etapa é, basicamente, uma pesquisa sobre clientes potenciais, identificando quais poderiam se interessar pela sua solução.

Além disso, cabe ao vendedor entender como a solução da sua empresa pode resolver as dores dos leads. Pois, nunca esqueça que a abordagem precisa ser consistente e entregar valor desde o primeiro momento.

Vale ressaltar que a sua estratégia deve ser elaborada antes do contato, sobre como abordar e criar um relacionamento com o lead. Foque em pensar como passar confiança por telefone, email.

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02. Venda

Neste momento, cabe ao vendedor analisar quais canais de comunicação serão os melhores para manter o contato com o seu potencial cliente. 

EVITE que lead esfrie! Esteja mantendo o contato, demonstrando preocupação em solucionar o problema da pessoa e gerando confiança. E lógico, tenha autoridade no seu discurso, para passar segurança e credibilidade ao lead.

03. Fechamento

O cliente já entendeu tudo sobre o seu produto/solução e já tem praticamente certeza que é o que ele precisa!

Então, finalmente, há o fechamento da venda, na qual o vendedor repassa todos os detalhes, continuando com a manutenção da experiência de compra desse cliente, e coletando feedbacks ao longo do final desse processo.

04. Pós-venda

Estava achando que acabaria no fechamento? 

Nada! Vendas é um processo sem fim, se formos parar pra pensar.

Essa etapa “final” está conectada com o fechamento, onde é preciso garantir a satisfação do cliente após a compra, entendendo como foi a experiência de compra.

É neste momento que há a coleta dos feedbacks para ajudar a melhorar e otimizar as próximas vendas.

Ah, o pós-venda serve também para garantir que o contato com esse cliente não acabe simplesmente porque ele fechou o negócio, pelo contrário, é preciso manter o contato para continuar garantindo o sucesso dele.

E quais são as melhores estratégias para vender online?

O bom de vender online é que sua empresa pode estar presente em diversos canais, estando cada vez mais próximo do seu cliente em potencial.


E para isso, existem alguns canais para investir que, com certeza, vão trazer resultados positivos se você desenvolver uma estratégia sólida, são eles:

Email Marketing

Muitas pessoas não acreditam no potencial que o email tem, mas mal sabem que é considerada uma das principais ferramentas aliadas a vendas e marketing.

Com ele, você pode mandar mensagens constantes para sua base de contatos e, além disso, segmentar para aqueles que já estão mais quentes e os que estão frios.

Além disso, se utilizar uma linguagem persuasiva, ou melhor, copy, de forma correta, é quase impossível que a pessoa não leia!

Copywriting

Não tinha como não mencionar essa estratégia que está presente em TODOS, absolutamente todos os canais.

Copywriting é a linguagem persuasiva que as empresas utilizam nas estratégias elaboradas, independentemente do canal. Com ela, são elaborados textos que irão chamar a atenção das pessoas que verem.

Eu arrisco a dizer que é fundamental que todas as empresas invistam nisso.

Tráfego pago nas redes sociais

Hoje em dia, por conta das atualizações dos algoritmos e a alta concorrência, investir em mídia paga é primordial para aumentar sua visibilidade nas redes sociais.

E ao utilizar tráfego pago, é possível segmentar seus anúncios de acordo com informações demográficas e comportamentais do público que quer alcançar.

Ficou claro que a venda online é uma realidade a ser implementada, né?

Espero ter ajudado, com este conteúdo, a sanar todas as suas dúvidas acerca das vendas onlines e que tenha entendido a sua importância para as empresas atualmente.

Acompanhe as atualizações do mercado pois, se não, você fica para trás rapidamente! Infelizmente.

E para te deixar atualizado das últimas notícias do mundo digital, disponibilizo um ebook gratuito sobre LGPD. Se você quer entrar ou investir mais no online, você PRECISA estar por dentro desse assunto.

Só para te explicar, mais ou menos, o que significa: LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados. Foi criada recentemente para proteger os dados das pessoas no mundo virtual, e as empresas devem seguir as normas.


Depois me conta o que achou do ebook!

Vitor Coutinho

Social Media | Content Writer

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