Como vender no Whatsapp sem mistérios

Whatsapp é o aplicativo que eu tenho certeza que você tem instalado no seu smartphone e o usa muito para falar com amigos e familiares. Mas, deixa eu te dizer uma coisa: se você não o utiliza para fazer vendas ainda, saiba que você está deixando passar grandes oportunidades de crescimento para o seu negócio.

A rede possui cerca de 1 bilhão de usuários ativos diariamente, sendo 120 milhões de usuários apenas no Brasil e se destacando como um dos principais aplicativos utilizados no mundo.

Em 2014, o aplicativo foi comprado pelo Facebook por US$ 19 bilhões, o que aumentou sua popularidade a nível global.

Então, se você ainda não conseguiu vislumbrar a força que o aplicativo possui, eu vou te explicar como essa ferramenta tem ajudado a Growth Machine a nutrir as oportunidades de negócio e que pode te ajudar a vender mais através deste canal.

Acompanhe.

Vender no Whatsapp: uma boa forma de falar com o prospect

Em 2017, o Whatsapp começou a verificar as contas de negócios e em Janeiro de 2018 foi lançado a versão Business. Nada mais é que o perfil comercial da sua empresa, onde seus clientes podem acessar endereço, site, descrição da empresa, e-mail, etc.

Tanto a versão comum como a Business ainda são oferecidas de forma gratuita.

Imagine aquelas suas listas de e-mail marketing, onde nem todas as pessoas abrem e a taxa de abertura varia em torno de 15%, comparado a taxa de abertura de mensagens pelo aplicativo é de mais de 80% e com alto índice de engajamento.

Sério, se você não o utiliza em sua estratégia, acredite, você está perdendo boas oportunidades de envolver o seu prospect.

Se você atua com Inside Sales já percebeu que a escolha do canal correto de comunicação é primordial, afinal, é por meio dele que o relacionamento entre vendedor e prospect é estreitado.

Por isso, vou te mostrar como esse app pode te ajudar a gerar mais vendas, atrair mais leads e nutri-los de forma eficiente.

Explore estes 5 passos para usar o Whatsapp em vendas

Existem ações bem práticas que vendedores podem agregar na forma de vender no Whatsapp.

Falarei de algumas delas que vão te ajudar a fazer da forma certa e garantir oportunidades.

São elas:

  1. Use listas de transmissão

Pesquisas revelam que um usuário costuma visualizar o aplicativo de 70 a 150 vezes ao dias. Então, isso já é razão suficiente para você colocá-lo dentro da implementação da sua estratégia e impulsionar vendas.

Nelas é possível enviar a mesma mensagem para vários contatos que estejam interessados em seus produtos ou serviços.

Na Growth Machine, nós utilizamos um modelo de landing page com um botão direto para o contato de Whatsapp, onde o lead é direcionado para um grupo de algum evento ou curso que estamos promovendo diretamente, basta ele clicar.

Atenção: Somente os contatos que tem você em suas agendas de telefone podem receber suas transmissões. 

Para iniciar um contato:

Não seja tão direto, mas apresente uma solução.

Como,

João, vi que você é o CEO da empresa XYZ produtos automotivos. Veja esse nosso case de sucesso que desenvolvemos para a empresa ABC e alavancou em 65% as vendas deles.

Envie o link ou o arquivo em pdf sobre o case.

É possível intercalar entre mensagens curtas de texto e áudios curtos. Se houver abertura com o prospect, pergunte se é possível ligar pelo próprio aplicativo para tirar dúvidas e conversar mais sobre a solução.

2. Crie engajamento

Se o prospect interagiu com seus materiais, houve levantada de mão e está interessado em saber mais, o Whatsapp pode ser uma ferramenta poderosa para o engajamento dele no processo de compra. Pode trazer mais confiança e reforçar o relacionamento, visto que,  a atenção é personalizada.

3. Nutra a sua audiência

Se você já efetuou o processo de qualificação de leads, agora cabe nutri-los e mantê-los engajados. Para isso, ofereça conteúdo que demonstre que você entende a fundo sobre a solução que seu negócio oferece.

Conteúdos ricos e em alto padrão. Pode direcionar para o seu Blog  e até para outra mídias que esteja presente.

4. Atente a usabilidade

Ainda é limitada a integração entre o Whatsapp e as ferramentas de CRM. O vendedor vai ter que transferir manualmente as informações sobre o acompanhamento do processo de venda. No entanto, se for possível integre o contato ao seu fluxo de trabalho, assim os contatos salvos no CRM podem ser facilmente acessados no Whatsapp.

Talvez seja difícil ganhar a atenção do prospect devido a concorrência com os demais contatos que saltam no feed de mensagens dele. Ganhar atenção à resposta vale ouro. Isso te leva para o próximo ponto.

5. Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são impulsos fundamentais para ajudar seus leads a tomarem uma decisão rápida. Eles vão optar pelo seu produto ou serviço em vez da marca concorrente.

São ideias para engajar sua audiência e atrair atenção para o que você oferece. Nada mais é que colocar as emoções das pessoas para entrarem em contato com o seu negócio.

  • Escassez: quanto mais raro, mais valioso. Isso se aplica às relações de consumo, ou seja, a compra precisa ser feita antes que a oportunidade termine. Exemplo: um curso com vagas limitadas; produtos com poucas unidades, oferta de bônus para os primeiros a adquirirem e por aí vai. A escassez precisa ser real, do contrário, pode haver perda de credibilidade, o que não é nada legal. Certo?

 

  • Urgência: aqui, o comportamento de impulso é ativado, fato que impede as pessoas de deixarem de tomar a decisão em outro momento. Palavras como: “agora”, “imediatamente”, só até hoje”, etc. Funcionam bem desde que seja explicado o porquê do prazo ser limitado. Ok?

 

  • Reciprocidade: esse gatilho é baseado em retribuição, muito usado no Inbound marketing, isso significa que, vou recompensar meu prospect pelo valor gerado em algum momento do processo de compra. Você pode oferecer ebooks, uma aula demonstrativa numa Live nas redes sociais para desenvolver relacionamento até esse prospect decidir por se tornar seu cliente

 

  • Novidade: as pessoas adoram novidades. Funcionam com o prazer da realização de adquirir algo que está em alta. Empresas de smartphone utilizam muito desse gatilho para atrair clientes novos e impulsionar os antigos a trocar o existente por um gadget mais atual. É ideal para apresentar atualizações no produto ou serviço e despertar o interesse no público.

Recentemente, a Growth Machine lançou o curso Máquina de Vendas Unstoppable e foi divulgado pelas redes sociais através de um link, o que atraiu leads direto para nossos grupos no Whatsapp, onde falamos sobre o curso e respondemos as dúvidas em tempo real do que ia surgindo.

  • Prova social: as pessoas sentem a necessidade de se identificar com outros e a pertencer a um grupo. Por isso, esse gatilho é tão forte. Por meio dele é possível mostrar quantos negócio já foram impactados por sua solução, apresente depoimentos de quem já experimentou e aprovou como exemplo. 

Quantos % a empresa XY garantiu na receita, quantos % de leads foram alcançados entre outros pontos pertinentes ao seu nicho. Você pode apresentar seus cases de sucesso e quais empresas já foram impactadas por sua solução. Dá confiança ao prospect, gera engajamento e credibilidade.

Conclusão

Tenha em mente dois aspectos ao vender no Whatsapp: primeiro é a experiência de compra e o segundo é o fator de permissão do prospect. Se isso fizer sentido dentro do seu nicho e para o seu cliente, vá em frente. Salvo os pontos que foram mencionados neste artigo, o aplicativo só tende a te ajudar em vendas.

Vender no Whatsapp melhora seu engajamento com Atendimento Diferenciado. Seu prospect usa e está na palma das mãos dele a todo momento. Já deu pra perceber que se você não está usando, grandes oportunidades estão passando, certo?

Imagina, o atendimento personalizado que pode ser oferecido numa campanha de lançamento de um curso ou numa mentoria. Sua solução precisa estar onde seu prospect está. Entender isso, faz gestores investirem em mais esse canal para tornar sua comunicação mais fluida, natural e acessível dentro do competitivo mercado em vendas.

E você já utiliza o Whatsapp para gerar oportunidades de venda no seu negócio?

Se você quiser se aprofundar no assunto, entenda como a sua marca pessoal pode se tornar uma máquina de vendas em larga escala agora mesmo.

 


 

Sobre o autor:

Thiago Reis

Growth Machine

Apaixonado por inovação, marketing, vendas e metodologias de crescimento. Atua há mais de 10 anos a frente de times de marketing e vendas sendo responsável por grandes resultados ligados a aumento na geração de leads, crescimento em vendas e recordes históricos de faturamento.
É CEO da Growth Machine e fundou a empresa movido pelo seu propósito. Acredita que existe um grande potencial de crescimento não explorado em 80% das empresas e a sua missão é ajudá-las a despertar todo esse potencial.

 

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