Marketing

Como vender pelo Instagram: As principais formas de engajar e encontrar compradores

Você pensa que o Instagram é uma rede social voltada apenas para se conectar com conhecidos ou conhecer pessoas novas? Você precisa entender que o Instagram se tornou um dos principais canais de vendas. Leia este artigo e saiba como vender por lá!

Felipe Sore

Escrito por

Felipe Sore

, em

26/4/2021

O Instagram tem se tornado a principal ferramenta de interação social. 

Isso está nítido com o número de usuários ativos que, em 2020, chegou a uma marca de 1 bilhão e que 80% de todos os usuários seguem pelo menos uma marca nessa plataforma.

Além disso, o Brasil estacionou em terceiro lugar no ranking das nações que possuíram mais usuários conectados no primeiro mês de 2021. 

Incrível, né?

Muitas pessoas estão presentes lá com intuitos além de conversar com os amigos, como por exemplo desenvolver sua marca pessoal ou impulsionar seu empreendimento.

Além disso, o Instagram tem feito diversas atualizações com ferramentas novas para facilitar o shopping dentro do próprio aplicativo.

Sendo assim, se você ainda não vê o Instagram como um ótimo canal para vender, você está um pouco atrasado.

Neste artigo, vou te mostrar como usar essa rede social de forma estratégica, com o objetivo de aumentar suas vendas e se tornar um destaque no seu segmento de mercado.

Boa leitura!

Mas por que o Instagram se tornou uma das principais ferramentas para vendas?

A rede social que antes era vista apenas como uma plataforma para postar fotos de viagens ou de encontros com amigos, se atualizou e agora possui diversas ferramentas muito úteis para seu negócio.

Atualmente, o Instagram tem se tornado um mecanismo de busca, no qual muitas pessoas, antes de comprar da empresa, pesquisa e verifica sua presença por lá.

E esse fato é advindo de uma pesquisa realizada pela Statista em 2018, afirmando que 83% dos usuários do Instagram usam a plataforma para encontrar novos produtos ou para avaliar as marcas antes de realizarem uma compra.

Nessa linha, além de se relacionar com pessoas e outras empresas, o Instagram é um ótimo canal para anunciar seus produtos ou serviços.

Entenda que seu possível comprador está sim no Instagram. 

Crie estratégias eficazes para atraí-los.

E, conforme dito anteriormente, após diversas atualizações feitas - e muitas ainda para fazer -, a plataforma tem trazido diversos dados importantes para aqueles que divulgam seus empreendimentos por lá.

Mas calma, vou te explicar tudo isso!


Antes de tudo, como começar a utilizar o Instagram como ferramenta de venda?

Vou te listar tudo que você precisa saber para começar a usar o Instagram de forma eficaz e, também, quais dados a plataforma te disponibiliza e como usá-los a seu favor.

Troque seu perfil pessoal para o perfil comercial

Muitas pessoas ainda não sabem da opção Instagram Business.

Acredite, ela faz uma baita diferença para quem trabalha com vendas e é por essa ferramenta que você visualiza os dados que falei acima.

Além do acesso a métricas de desempenho das postagens, verificação do público que te segue como a região geográfica, idade e sexo, você também pode fazer anúncios interativos para alcançar mais pessoas.

Logo, se você usa um perfil pessoal para vender, saiba que está limitando sua atuação e seus resultados, perdendo chances de elaborar um marketing incrível.

E aqui vai o passo a passo conversão do perfil pessoal para o comercial, é muito simples:

  1. Vá até as configurações do seu Instagram;
  2. Selecione a opção “Alternar para o perfil comercial”;
  3. Sincronize sua conta do Instagram com sua página do Facebook (é preciso ter uma);
  4. Insira seus dados empresariais na opção “Configurar seu perfil comercial”.

Faça publicações com conteúdos relevantes

“Posso postar fotos minhas porque sou bonito?”

Olha, até pode porque humanizar o perfil comercial é ótimo, mas seja estratégico ao publicar um conteúdo.

O que eu quero dizer com isso?

Não adianta postar uma foto do seu lindo rosto, se você não trouxe nada de relevante para seus seguidores. Tenha em mente que você deve publicar sobre assuntos que rodeiam seu segmento de mercado.

Por exemplo: Uma agência de viagens vai postar sobre os destinos e suas curiosidades, porém irão postar os destinos que possuem pacote para vender, com o objetivo de gerar desejo a quem está vendo o conteúdo.

Além disso, apesar de não haver uma regra quanto a um número exato de posts, o ideal é que seja publicado pelo menos um por dia no feed, mas já nos stories, é preciso estar constantemente postando, pois é uma ferramenta que seu conteúdo dura 24 horas.

Porém, entenda que é tudo planejado com antecedência, pois não vale a pena postar todo dia se for para compartilhar algo sem sentido. Você não pode perder o foco!

Aposte no Reels

O Instagram Reels é uma ferramenta que permite criar vídeos curtos (até 30 segundos) com inúmeras funções de edição como cortar cenas, adicionar efeitos, escolher trilhas e mudar a velocidade.

Foi lançada no final de 2020 como principal concorrente do TikTok.

E por que usar?

Para atrair mais criadores de conteúdos a usar essa ferramenta, o alcance dela está sendo orgânico, possibilitando seus vídeos chegarem a mais pessoas sem precisar pagar.

Então, é uma ótima maneira para escalar seus conteúdos e alcançar mais pessoas.

Mas vale lembrar que os vídeos devem ser verticais e diretos ao ponto, ok?

Função Instagram Shopping, como funciona?

Em poucas palavras, o Instagram Shopping é um recurso que permite que marcas desenvolvam uma vitrine virtual dentro da rede social, onde os seguidores podem explorar e comprar produtos sem sair da rede social. 

Com o Instagram Shopping é possível que empresas marquem seus produtos nas postagens publicadas no feed.

Já é um baita adianto, né?

Uma dica é usar as métricas disponíveis da sua conta comercial para produzir novos conteúdos que mais atraem o público que te segue.

Por exemplo: Se uma loja de acessórios possui 80% de seus seguidores mulheres e com faixa etária de 18 a 24 anos, é interessante criar conteúdos que envolvam assuntos que jovens gostam, como acessórios que uma atriz famosa usa.

E nos stories, como engajar?

Recurso lançado em 2016, se tornou um dos famosos dessa rede social.

O Stories do Instagram tem como objetivo melhorar a interação entre os usuários, então os conteúdos postados por lá duram 24 horas.

Nesse panorama, é interessante postar sobre o que está acontecendo no momento, por exemplo o dia a dia da empresa ou a produção dos produtos.

Além disso, para engajar os seguidores nos stories é possível usar as ferramentas disponíveis como enquete, caixa de perguntas e questionários.

Dessa forma, as pessoas que assistem os conteúdos conseguem participar do que está sendo falado e colocar suas opiniões.

Dicas para não se perder nas muitas demandas

A gestão das redes sociais é uma tarefa complicada que demanda muito tempo e é por isso que existem profissionais responsáveis por esse trabalho.

Porém, se você está começando agora e não tem muito dinheiro em caixa para contratar mais alguém, vou listar algumas dicas para não se perder e não perder o foco.

Planeje com antecedência as postagens

Separe um tempo para elaborar os assuntos postados em cada dia da semana, com o objetivo de não ficar enrolado pensando o que publicar, visto que é necessário estar produzindo assuntos relevantes no seu segmento.

Programe suas postagens

Existem diversas plataformas de agendamento de postagens, como a M. Labs e o próprio estúdio de criação do Facebook.

Nessa linha, ao criar seus conteúdos, programe-os para não esquecer no dia de postar.

Atualmente, o estúdio de criação do Facebook atualizou e é possível agendar as postagens nos stories também, então é uma boa estratégia de não deixar de postar por lá diariamente.

Crie uma página de referência sobre você ou sua empresa

Acredito que você já tenha visto em perfis alguns links que juntam todas as principais informações da pessoa ou da empresa.

Há meios para criar de forma gratuita, como o LinkTree e MilkShake. 

Esses dois que falei são os mais famosos e possuem designs diferentes para criar a sua página.

Analise o desempenho das postagens com frequência

A melhor maneira de saber se o conteúdo produzido para o Instagram está gerando engajamento é por meio da análise de desempenho.

Com o seu perfil comercial, você consegue ver os insights de cada postagem, desde o número de contas alcançadas até o número de compartilhamentos.

Analisando os dados, é possível investigar o que não está funcionando e colocar como prioridade as estratégias que geram maior engajamento. 

Além disso, ao observar as mudanças com o público, você consegue construir novos conteúdos e investir na qualidade do perfil.

E agora, como converter os seguidores em vendas?

É lógico que apenas curtidas e comentários não vão gerar receita para o caixa da sua empresa, mas existem formas para converter esses seguidores ou quem alcança nas postagens para se tornarem possíveis compradores.

Leve as pessoas para o WhatsApp Business

Sabe aquela página que reúne diversos links para colocar no seu perfil que falei anteriormente?

Você coloca uma opção para as pessoas entrarem em contato com você pelo WhatsApp e lá você pode tirar todas as suas dúvidas e finalizar em uma venda.

Conclui-se que ao criar um link direto do WhatsApp no perfil do Instagram é ótimo para quem quiser gerar uma procura espontânea pelo contato com a empresa. 

Aliás, caso você ainda não saiba, existem diversos hacks para vender mais usando o WhatsApp, sabia?

Veja esse vídeo para entender melhor:


Crie uma base de e-mails

Por que não desenvolver ações que gerem inscrições ou que levem a páginas de capturas?

Esses exemplos são ótimas formas de conseguir os dados dos consumidores de maneira voluntária e assim, construir de outras maneiras, o relacionamento mais próximo. 

Vale destacar que, pelo email, é possível garantir lembranças e ofertas para o cliente diariamente, o que o aproxima de realizar a venda. 

Planeje o lançamento para gerar conteúdos de suspense

Ao planejar suas postagens, seja criativo ao ponto de criar uma estratégia de lançamento para os novos produtos ou serviços de sua empresa.

Esses conteúdos podem estar englobados na fase do pré lançamento, com a finalidade de gerar suspense entre as pessoas e, no dia do lançamento, fazer uma boa divulgação da oferta. 

Essa expectativa cria antecipação e desejo, o que resulta em um aumento das chances de realizar a venda.

Descontos exclusivos para os seguidores

Diversas empresas criam cupons de desconto em datas comemorativas ou quando fazem parcerias com algum influenciador do nicho.

É uma ótima estratégia para fomentar as vendas entre os seguidores e, também, alcançar novas pessoas que possam se interessar por seus produtos ou serviços.

Boa! Agora você já é fera no assunto!

Uma grande parcela dos usuários da internet usam o Instagram, e fazem isso diariamente.

Esse é um fato que você precisa levar em consideração e entender que o Instagram é um ótimo canal para vender e promover sua identidade de marca.

Além disso, o mercado tem ficado cada vez mais competitivo, por isso é preciso estar presente em todos os lugares de forma estratégica e criativa, para alcançar mais pessoas interessadas pelo o que você vende ou o que posta em cada rede.

Pensando nisso, te faço uma pergunta:

Você está presente em quais redes sociais? Qual delas te traz mais vendas?

Não existe rede social certa para essa resposta, cada negócio tem sua particularidade.

Porém, o Instagram deve ter aparecido em grande parte das respostas de cada um que lê este artigo.

Isso está bastante relacionado com todas as atualizações feitas pela plataforma que beneficiam as compras dentro do Instagram.

Então, planeje e execute com inteligência lá.

Tenho certeza que terá ótimos resultados em vendas.

Aliás, se você quer investir na sua marca pessoal também, disponibilizo esse material gratuito que é um checklist de tudo que você precisa saber para começar e se tornar um destaque.


Felipe Sore

COO na Growth Machine

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