Como Vender Mais

Educação corporativa nas empresas: Entenda as vantagens de focar sempre em pessoas

Focar em pessoas é importante para qualquer empresa! Leia esse conteúdo e entenda como a educação corporativa ajuda no desenvolvimento técnico e na motivação dos colaboradores.

Gilberto Lopes

Escrito por

Gilberto Lopes

, em

15/6/2021

Criar maneiras de manter os colaboradores engajados e motivados com o ambiente de trabalho é uma missão que todas as empresas enfrentam.

Porém, esse desafio não se torna difícil quando a organização olha para pessoas e não apenas para resultados.

É nesse contexto que a educação corporativa entra, com o objetivo de desenvolver, treinar habilidades específicas e estimular a produtividade de todos os funcionários.

Lembre-se sempre que a remuneração não é a única forma de motivar as pessoas, mas sim ter um motivo por trás deste trabalho feito, visando abraçar causas e objetivos da empresa que estejam alinhadas com os valores da organização.

Para mostrar o quanto é importante focar nesses pontos acima, destaco uma pesquisa realizada pela Universidade de Middlesex de Londres cujo afirma que 74% dos trabalhadores de empresas possuem o sentimento de que não estão atingindo seu potencial máximo no trabalho devido à falta de oportunidades de desenvolvimento.

Se você já captou a importância desse assunto para qualquer empresa, continue lendo este artigo, vou te apresentar tudo que precisa saber.

Boa leitura!

O que é educação corporativa?

Refere-se à práticas que estimulam o desenvolvimento dos colaboradores no ambiente de trabalho. 

Além disso, muitas vezes, as habilidades propostas podem ser utilizadas na vida, de uma forma geral, não limitando apenas a função que a pessoa exerce atualmente.

Posso dizer que a educação corporativa está alinhada com a gestão de conhecimento, isto é, significa que o aprendizado adquirido é absorvido por toda a empresa e não apenas por colaboradores específicos, impactando na produtividade do negócio, na estruturação de processos e na competitividade no mercado.


Quais são os objetivos da educação corporativa?

Acredito que você já tenha compreendido os principais objetivos da educação corporativa, porém vale ressaltá-los para nunca esquecê-los:

Basicamente, formar e capacitar os colaboradores, de maneira que eles possam oferecer as melhores entregas para a empresa.

Para explicar esse objetivo, destaco que, quando as pessoas possuem uma visão macro dos processos e da importância de seu trabalho para a empresa, a produtividade aumenta e, ao mesmo tempo, gera um sentimento de segurança e confiança na hora de opinar acerca de um tema.

Sendo assim, há muitas vantagens para investir em educação corporativa que são percebidas tanto pelos colaboradores, quanto pela própria organização.

Vou listá-las para melhor compreensão:

  • Diminuição da rotatividade de colaboradores;
  • Confiança e inovação;
  • Desenvolvimento de líderes;
  • Sustentabilidade do negócio;
  • Aumento de produtividade;
  • Motivação entre os colaboradores.

É perceptível que os pontos positivos são altamente relevantes para qualquer empresa.

Agora, vou te explicar como realmente aplicar a educação corporativa em seu negócio.

Como aplicar a educação corporativa na empresa?

Primeiramente, como em qualquer projeto, você precisa elaborar um plano estratégico que, geralmente, é desenvolvido em conjunto com o time de Recursos Humanos.

Neste planejamento, serão destacadas quais as competências já existentes, quais devem ser aprimoradas, quais ainda não possuem, mas que são importantes para o negócio.

Pera aí, bem rápido!

Já imaginou trabalhar 04 horas por semana? Não pense que essa ideia está apenas nos seus sonhos. Veja esse vídeo e entenda:


Para mapear todos esses pontos, te aconselho começar com algumas provocações para destravar a mente, darei destaque a algumas:

  • Quais são os principais para o meu negócio?
  • Quais competências os funcionários já possuem?
  • Existem outras para trabalhar?
  • Quais são prioridade?
  • Quais são as estratégias de médio e longo prazo da empresa?
  • Como a educação corporativa irá impactar nisso?
  • Quais são as dificuldades de aprendizado? (Fazer uma pesquisa com uns funcionários para traçá-las.)

Assim, você estará dando um bom primeiro passo para implantar a educação corporativa no seu dia a dia empresarial.

Vale lembrar que, ao listar o que será desenvolvido, é preciso definir em conjunto com os funcionários, pois não seria útil criar trilhas de aprendizagem com temas que as pessoas não se interessam ou que não tem a ver com as dores reais.

05 exemplos de educação corporativa

Ainda que o conceito de educação corporativa esteja muito associado a treinamento e desenvolvimento, vale dizer que é muito mais amplo. 

É possível trabalhar a educação corporativa em campanhas de marketing, rotinas de feedback, programas internos de desenvolvimento de projetos etc. 

Já que o assunto é estudo, foco em pessoas e, acima de tudo, alcance de resultados, disponibilizo esse material gratuito sobre Script de Ligação. Já está mais do que na hora de você tirar onda na hora de contatar seus leads!


Voltando à educação corporativa, separei 05 exemplos para te mostrar como podemos utilizar de diferentes formas:

1. Eventos corporativos

Eventos internos na empresa são ótimos exemplos para a execução da educação corporativa, pois além de reunir os colaboradores para um momento além da realização das tarefas diárias, é uma forma de reforçar os princípios e valores da organização e, ao mesmo tempo, educando.

Com o crescimento do home office devido a pandemia de COVID-19, muitas empresas adaptaram esses eventos que antes eram presenciais, para formatos digitais.

Sendo assim, existem diversas plataformas para ajudar a melhor performance desses eventos, como o Zoom, que possibilita a criação de dinâmicas ao longo das videoconferências.

2. Treinamentos

O exemplo mais utilizado pelas empresas e de melhor performance.

Os treinamentos podem ser tanto terceirizados quanto dos próprios funcionários da empresa, com a finalidade de exporem suas habilidades para os demais.

Ambas formas são muito enriquecedoras porque permeiam o assunto do desenvolvimento e a visão ampla de mercado das pessoas.

Porém, destaco os treinamentos feitos por funcionários da empresa pois é uma forma de desenvolver as pessoas que estão mediando e, ao mesmo tempo, quem assiste, além de ser uma forma menos custosa para a organização.

3. Cursos in company 

Este exemplo está ligado a cursos que são adquiridos de outras empresas e divulgados na organização. 

Sobre os formatos dos cursos in company, eles podem acontecer de forma presencial ou online, cabe a empresa decidir qual é a melhor forma de utilizá-los.

Neste caso, são ótimos para solucionar aquelas dores traçadas no planejamento que a maioria dos funcionários sentem, sendo difícil encontrar um funcionário para ministrar.

4. Campanhas de marketing interno

A comunicação interna é a grande chave para a criação de um clima organizacional inspirador.

Nelas, o principal objetivo é compartilhar as novidades da empresa e engajar os colaboradores.

Por exemplo, em casos de treinamentos apenas para um setor específico, a comunicação interna pode divulgar uma gravação ou acesso ao material com tudo que foi aprendido.

Ou, pensando em outros casos fora o aprendizado, muitas empresas criam eventos para integração dos funcionários, como happy hours, no último dia útil da semana para criar um ambiente de descontração entre todos os colaboradores.

5. Palestras

Bastante aliada aos treinamentos, as palestras podem ser meios para criar um espaço motivacional entre os funcionários, envolvendo temas diversos.

Por exemplo, convidar palestrantes para falar de assuntos sociais ou sobre saúde mental das pessoas.

Pense que a educação corporativa vai além do aprendizado técnico, mas também envolve bastante temas que os funcionários irão levar para a vida.

Todas as empresas precisam focar na educação corporativa!

Espero que você tenha entendido do real valor que a educação corporativa tem para qualquer ambiente de trabalho e, se caso não aplica atualmente, não deixe de colocar em prática o quanto antes.

Para recapitular, executar a educação corporativa melhora, principalmente, a produtividade e motivação entre os funcionários da empresa. 

Além de criar um clima organizacional bastante inspirador para as pessoas, gera mais confiança e ressalta que cada pessoa tem sua importância.

Então, encerro este artigo te fazendo uma pergunta:

O quão motivados você acha que seus funcionários estão?

Ou caso você seja um funcionário:

Você sente que está trabalhando em uma empresa inspiradora?

Ficam aqui minhas provocações para lembrar que empresa boa não é aquela que apenas paga bem, mas sim aquela que foca em pessoas e em seus desenvolvimentos.

Gilberto Lopes

Growth Team Leader

Conteúdos que você pode gostar.

Receba nosso conteúdo
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.