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KPIs: descubra a importância e como aumentam os resultados

Key Performance Indicator, mais conhecida como KPI. Você sabê o tamanho da sua importância para aumentar seus resultados? Neste artigo, você entenderá tudo.

Vitor Coutinho

Escrito por

Vitor Coutinho

, em

18/6/2021

A abreviação de Key Performance Indicator, também conhecida no português como Indicador-Chave de Desempenho, é uma métrica extremamente relevante para a mensuração do desempenho de uma estratégia e de processos de gestão na sua empresa.

Nessa linha, é possível dizer que, para uma estratégia ser bem sucedida, é necessário que haja um acompanhamento constante na performance de cada ação.

Dessa forma, fica mais fácil de entender onde a empresa está acertando ou errando, melhorando cada vez mais suas entregas.

Segundo o levantamento feito pela Content Trend 2017, é possível dizer que as empresas que acompanham periodicamente suas estratégias afirmam ser 50% mais bem-sucedidas do que aquelas que não fazem o mesmo.

Uma coisa é certa, os dados devem ser seus melhores amigos pois, com eles, há um maior índice de assertividade no desenvolvimento de estratégias.

Neste artigo, vou te mostrar tudo que você precisa saber sobre o tema.

Boa leitura!

O que é KPI?

Como dito anteriormente, é uma sigla da expressão Key Performance Indicator, ou melhor, no português Indicador-Chave de Performance.

Utilizado com o objetivo de verificar se as estratégias adotadas por diferentes equipes da empresa estão trazendo bons resultados ou não.

Existem diversos indicadores para verificar as métricas, mas cabe à empresa filtrar qual realmente importa para cada tipo de ação. Ao longo dos anos, vem surgindo diversas ferramentas para facilitar essa análise, como por exemplo o Google Analytics.

Aliás, nesse vídeo, você verá as ferramentas obrigatórias para uma area comercial de alta performance:


Para te ajudar a entender que tipos de métricas são essas, vou apontar algumas das mais analisadas pelas grandes organizações.

Ah, é importante entender que um KPI pode ser um número ou um percentual.

Veja os exemplos:

  • Visitantes no site: Você pode ver o número de páginas que um visitante entrou, ao passar pelo seu site;
  • Taxa de rejeição em alguma campanha criada: Neste exemplo, o dado vem por meio de uma porcentagem, como por exemplo, 50% de rejeição na campanha do último lançamento.

Saiba a diferença entre KPI e Métrica

Se você, ao ler até aqui, estava achando que KPI é a mesma coisa que métrica, fica tranquilo! Não é um erro extraordinário.

Muitas pessoas se confundem quanto a isso, mas KPIs não e o mesmo que métricas, mas uma métrica pode se tornar um indicador-chave de performance.

Vou te explicar melhor.

Uma métrica é apenas algo a ser medido, já os KPIs são indicadores relevantes para o seu negócio e o seu objetivo no momento. 

Porém, se em algum momento ou por motivos específicos essa métrica se tornar relevante para a sua estratégia, ela vira um indicador-chave. 

Sendo assim, um indicador-chave de performance necessita ser vantajoso para o negócio e, ao mesmo tempo, contribuir com você e os seus superiores a tomar decisões brilhantes.

Como identificar e escolher os KPIs ideais para sua empresa?

É preciso ser coerente na hora de escolher os KPIs ideais, pois eles devem estar alinhados com o objetivo a ser atingido.

Por exemplo, não teria sentido se você escolhesse a taxa de rejeição de uma campanha quando o objetivo é ver o ticket médio do seu público, entende?

Identifique os indicadores que irão se comunicar melhor com o resultado que você quer chegar para, assim, facilitar na hora de analisar as métricas de desempenho.

Destaco aqui algumas provocações que você deve fazer ao identificar e escolher os KPIs:

  • Já tenho um objetivo específico?
  • Consigo medir o caminho até atingi-lo?
  • O objetivo é viável no momento?
  • Quanto tempo terei que investir para conquistar?

Começando com essas perguntas, você terá mais facilidade para encontrar os indicadores necessários para acompanhar e verificar se está no caminho certo do objetivo.

Lembre-se que, ao escolher indicadores errados, você terá informações a serem analisadas, mas eles não terão relevância sobre onde você quer chegar e isso pode enviesar sua estratégia.


Como escolher um bom KPI?

Tenho batido nessa tecla diversas vezes ao longo do artigo.

Os KPIs são intrinsecamente ligados aos objetivos pois são eles que medem a performance de cada um dos objetivos. 

E para mostrar como escolher bons indicadores de performance, listei algumas características a serem levadas em consideração.

Disponibilidade para ser mensurado

É uma informação óbvia mas que precisa ser dita!

Para definir um KPI principal, ele precisa estar disponível, para poder ser mensurado e analisado de forma correta. 

Por exemplo, você só pode quantificar leads após começar a gerá-los. Correto?

Importância para a base do negócio

Outro ponto bastante falado aqui, mas pelo motivo de ser primordial saber isso.

Os KPIs são os principais responsáveis por indicar se a estratégia escolhida está fazendo sentido com o objetivo criado.

Relevância

Existem as chamadas métricas de vaidade que mexem diretamente com o ego, mostrando apenas dados positivos.

Todavia, se fecharmos nossos olhos para as métricas realmente relevantes, não teremos o resultado esperado.

É preciso focar naquilo que realmente importa, mesmo se a informação for ruim. Isso será até positivo, pois você entenderá em qual etapa está errando.

Ajudar em escolhas inteligentes

Bons dados geram boas escolhas.

Nessa linha, seu indicador-chave precisa ser escolhido com esse intuito de agregar nas escolhas.

O motivo é claro para essa informação: Não adianta escolher um KPI se ele não te ajuda a chegar a um resultado incrível para a empresa.

Periodicidade

Analisar os KPIs com periodicidade é a principal forma de entender o que realmente funciona e o que não está agregando.

Trabalhe com indicadores que possibilitem esse acompanhamento.

Mas calma, por que likes e comentários nas redes sociais não são bons KPIs?

Ao ler o artigo, você pensou em métricas como curtidas e comentários?

Não tenha isso em mente. Foque no que realmente importa!

O melhor KPI é aquele que mostra como o seu objetivo está trazendo mais oportunidades de negócio para a sua empresa. 

Dessa forma, um like ou comentário não é está incluso nisso, mas sim para mostrar o engajamento nas publicações.

E isso pode ser usado para relacionar com outros KPIs mais relevantes, como por exemplo o número de clientes que vieram de alguma rede social comentaram na publicação.

Entende que essa informação é muito mais relevante do que apenas uma curtida ou comentário?

Assim, os dados que você analisará serão mais interessantes e trarão melhores visões sobre futuras estratégias a serem criadas.

Conclusão

Acredito que tenha entendido a real relevância dos KPIs nas empresas e como ajudam no aumento dos resultados.

Sendo assim, eu te faço uma pergunta:

Você tem utilizado algum indicador para medir um objetivo da sua empresa?

Se sim, qual?

E se não, depois desse artigo você vai escolher algum relevante?

Me conta isso nos comentários ou em alguma rede social que Growth Machine está presente.

Ah, é importante lembrar sempre na maneira como cada KPI será utilizado pela empresa, depende bastante de quais estratégias são possíveis e qual o objetivo a empresa quer atingir.

Utilize aquelas provocações que listei acima que irão te ajudar na hora de definir esses indicadores.

Não é somente escolher os KPIs, mas também ter a rotina de estar sempre analisando desde o início.

Assim, tenho certeza que muita coisa boa será colhida pela sua empresa.

E se houver mais dúvidas, não deixe de nos procurar! Estamos aqui para ajudar seu negócio a decolar.

Que tal, antes de acabar sua leitura, acessar uma Planilha de Prospecção Semanal? É gratuita e contém muitas informações úteis. 

Aproveite!


Vitor Coutinho

Social Media | Content Writer

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