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Lead generation: As principais técnicas para atrair potenciais clientes

Lead generation, ou melhor, geração de leads no português, é um processo de extrema importância para qualquer empresa! Entenda para começar a fazer!

Matheus Bottino

Escrito por

Matheus Bottino

, em

13/9/2021

.

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é lead? 

Para começarmos alinhados e sem dúvidas, vou te explicar brevemente:

Lead é um potencial cliente que demonstra interesse pelo seu negócio de alguma forma, como por exemplo, baixou um material no seu site, pediu um orçamento ou participou de algum evento da sua empresa, deixando seus dados.

Por isso, ele se configura como uma oportunidade de negócio, e cabe ao time de marketing e vendas se aproximar, estreitar o relacionamento com ele e ajudá-lo a tomar a decisão de compra.

Então, já que você já entendeu o que significa esse famoso contexto do ambiente empresarial, surge o lead generation que, por sua vez, é o processo que abrange a geração, atração e conversão dessas leads em clientes potenciais.

E meu objetivo aqui é fazer com que você entenda como criar, de forma efetiva, esse processo e como falar com os diferentes leads, tornando-os mais propensos a comprar com a sua empresa.

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O que é lead generation?

Lead generation, ou melhor, geração de leads no português, significa o processo pelo qual uma empresa captura o contato de clientes em potencial, que em algum momento demonstraram interesse pela empresa.

Cabe dizer que a geração de leads é uma estratégia efetuada para atrair potenciais clientes e desenvolver um relacionamento estreito com eles.

Veja mais: Neste vídeo, você vai sobre o que é nutrição de leads:


Porém, vale ressaltar, novamente, que para uma pessoa se tornar lead, é preciso que ela deixe algum meio de contato, como telefone ou endereço de e-mail para sua empresa. 

“Mas como a pessoa vai deixar o contato dela pra minha empresa?”

Por meio de materiais gratuitos, eventos, experimentação de seu produto ou serviço, ao pedir um orçamento e entre outras estratégias ligadas ao Inbound Marketing.

Com o contato do lead em mãos, a empresa tem como missão nutrir esse lead a fim de levá-lo até a base do Funil de Vendas e convertê-lo em cliente.

Qual a importância do Lead Generation?

A importância de gerar leads está totalmente relacionada em expandir o horizonte da empresa e gerar novas oportunidades de negócios, isso é fato!

Pois, esse momento é o primeiro passo para diversas outras estratégias que serão executadas para gerar um relacionamento próximo com essa pessoa que deixou seus contatos para sua empresa.

Outro ponto importante a ser apresentado é que a geração de leads serve também como um indicador de desempenho das campanhas de marketing.

Principais técnicas para começar a gerar leads

Se você já está cheio de vontade para já partir e gerar leads, aconselho a ler primeiro este tópico pois, sem dúvidas, haverão muitas ideias essenciais para aplicar em sua empresa.

Separei alguns exemplos de canais para você começar a investir e olhar de forma estratégica AGORA:

Blog

Gerar conteúdo de valor nunca é demais, né?

Nesse cenário, muitas empresas aproveitam seus sites para criar postagens na página do blog, fornecendo informações úteis e gratuitas para o seu público-alvo.

Porém, não há somente conteúdo, é possível ver que estão incluídos, também, alguns CTAs - ou melhor, chamada para a ação. Estes CTAs acompanham com links para as chamadas que estão fazendo.

Geralmente, há imagens clicáveis ou botões no painel lateral, por exemplo,  que podem ser clicados pelos visitantes a qualquer momento. Assim, nestas chamadas para ação possuem conteúdos extras ou benefícios em troca dos dados do visitante, tornando essa pessoa interessada em lead.

E-mail

Muitas pessoas não dão o devido valor para esse canal, achando que não é tão eficiente. Estão completamente equivocados!

O e-mail é um ótimo canal para captar pessoas que já conhecem sua empresa, e há maiores chances desse público realizar uma compra do que pessoas que acabaram de conhecer o seu negócio.

Porém, tenha em mente que as estratégias de e-mail marketing precisam estar alinhadas com o estágio dos leads no funil de vendas, pois não faz sentido enviar a mesma comunicação para aquelas pessoas que estão no topo e no fundo do funil.

Anúncios no digital

Investir em mídia paga no ambiente digital é uma estratégia eficaz para aumentar a proximidade com o seu público-alvo e com aquelas pessoas que já demonstraram interesse.

Para essa técnica dar certo, é preciso desenvolver uma comunicação assertiva para chamar a atenção dessas pessoas e criar uma chamada para ação convincente, além de realista.

Conteúdo nas redes sociais

Já está mais do que nítido que as redes sociais são canais essenciais para qualquer empresa estar presente, mas existem muitas falhas sendo praticadas na hora de gerar lead por lá.

É importante direcionar os conteúdos a um objetivo específico, como por exemplo, falar sobre um assunto e depois dar algo em troca, quem sabe?

Além disso, a criação de conteúdo deve estar muito pautada no segmento de mercado em que sua empresa está inserida e, também, com o seu público-alvo.

Por exemplo, não seria tão eficaz falar sobre viagem em um perfil de uma empresa que trabalha com mecânica. Nessa linha, outro ponto surge: a questão não é não falar sobre viagem, mas não trazer para o seu segmento e com uma comunicação que seu público quer ouvir.

Tudo isso é muito complexo e, com certeza, tem muito trabalho pela frente para fazer de forma coerente e adequada.

Lead Generation é muito mais do que receber um contato

Espero que tenha ficado nítido, ao longo da leitura, que existe uma estratégia por trás para receber o contato de uma pessoa interessada pela sua empresa.

Isso tem uma explicação simples:

Ninguém vai fornecer seus dados para uma empresa que não conhece, sem ter alguma coisa em troca ou que lhe interessa por trás.

Por isso, é trabalho do time de marketing e vendas, em conjunto, elaborar estratégias para estar sempre próximo ao perfil de cliente ideal e gerar um relacionamento duradouro.

Então, já que você chegou até aqui, vou disponibilizar um material gratuito que nós criamos que vai te ajudar a criar uma estrutura sólida de prospecção de clientes.


Após utilizar, conta pra gente o que achou e se foi efetivo para seu negócio, beleza?

Matheus Bottino

Growth Team Leader

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