Mindset de vendas: o segredo dos vendedores de alta performance

Acredito muito que ferramentas são importantes para facilitar os processos em vendas, mas é o mindset que define se você pode percorrer o caminho. Sem isso, será como ter uma Ferrari sem gasolina na garagem, ou seja, não consegue sair do lugar. Por isso, preparei esse artigo para te ajudar a se livrar dos vilões que prejudicam você que trabalha na área comercial. O Mindset de vendas dos vendedores da alta performance ajuda você a entender o seu modelo mental e a alinhar os seus pensamentos.

Mindset de Vendas: a preparação do modelo mental

Já parou para pensar como sua mente funciona? E como é possível reprogramá-la para ir para o próximo nível?

Me responde: como você percebe o seu mundo?

Sabia que toda a sua percepção passa através de um filtro, englobando suas experiências e formas de pensamento, para que, assim o seu cérebro processe e se transforme no seu modelo de mundo.

Vamos fazer um teste?

Olhe o quadro abaixo e leia as cores que estão escritas apenas focando na cor que elas estão pintadas e não na grafia. 

Exemplo:

olhe pro azul sem pensar no vermelho

 

Difícil, não?

O seu cérebro está a todo momento trabalhando para simplificar as coisas, porque ele quer diminuir a quantidade de energia que você gasta. O seu cérebro corresponde a 3% da massa do seu corpo, no entanto, gasta mais de 70% de energia. A todo momento, ele tenta consumir menos energia e reduzir a sua necessidade de processamento.

Mas, o que é esse tal Mindset?

“o mindset representa a forma como vemos e compreendemos o mundo a nossa volta.”

Cada um de nós vê o mundo de uma forma diferente, com um modelo mental diferente e as experiências do cotidiano e a maneira como encaramos as situações faz total diferença entre ter sucesso ou fracassar. Basicamente, temos nossas crenças e modelos mentais próprios, como nos exemplos, abaixo:

  • Acredito que é impossível dobrar o tamanho da empresa.
  • É muito difícil bater metas.
  • Meu negócio não irá pra frente por mais que eu tente.
  • Tudo parece ser muito complicado pra mim.
  • Ser rico não é pra mim.

Se você acredita nessas coisas, o seu cérebro é uma máquina de reproduzir, então ele vai criar essa realidade. E o modelo mental é como resumos e abreviações que você usa para interpretar uma situação mais rápido e que também define como você vai ser comportar.

Geralmente, se a sua crença está alinhada a um modelo negativo, você vai obter um resultado indesejado, mas se positiva, vai atrair dedicação e empenho necessário para que o que foi planejado aconteça.

Exemplo: Bater a meta antes do mês acabar.

O nosso maior objetivo é reforçar esse modelo. É preciso acreditar que é possível chegar a alta performance. Consequentemente, isso gera resultado e isso reforça a sua crença e o seu modelo. Conhece aquela frase: “não dá pra ter resultados diferentes fazendo a mesma coisa.”

Então,

Ela também vale para a forma como você encara as responsabilidades do dia a dia e que passos você precisa dar para alcançar um a um dos seus objetivos. E em vendas essa é uma premissa verdadeira.

Quem não quer mais resultados? Bater metas mês a mês? Ver a empresa ir para um novo patamar? 

Acredito que todo aquele que possui um negócio deseja isso. Não é mesmo?

Como desenvolvo o mindset de vendas?

Olhe a imagem abaixo e perceba que tipo de mentalidade você tem alimentado.

 

 

Ambos modelos são reprogramáveis. Não importa se você não está tentando o que deveria agora, se está desistindo cedo demais ou não aceita feedback, esses são exemplos comuns à mentalidade fixa. 

É possível reprogramar e alinhar sua mente a uma mentalidade de crescimento. E para quem lida com negócios é fundamental. É o seu modelo mental que determina a sua atitude, que determina o seu comportamento e se transforma em ações que trazem resultados e, claro, abre portas para a alta performance.

O que vira o jogo é você perceber que tipo de mentalidade está tendo nesse momento. Que hábitos? Gatilhos? E quais ações têm colaborado para que você não chegue ao resultado esperado? Comece a partir daí.

O caminho do sucesso é a combinação de talento e esforço. O quanto de energia e esforço você empenha é o que vai te levar pro próximo nível. Não se trata de não errar, mas tentar muitas vezes e não desistir.

Como criar hábitos para o mindset de vendas de alta performance?

Lembra que eu te falei que o nosso cérebro está sempre simplificando para não gastar energia. Então, algo muito interessante que encontrei no livro O poder do Hábito, nele mostra que a parte destinada aos hábitos é diferente da parte onde é armazenada a memória.

Existem gatilhos que promovem ações que podem estar ou não alinhados com os resultados que queremos. Mas, por que não consigo mudar um hábito ruim?

Geralmente, as pessoas estão focadas na ação. Quando, na verdade, o foco deveria estar no gatilho que gerou essa ação e a partir disso, criar um hábito vencedor.

“Não tenho nada de especial, apenas insisto mais em um problema que a maioria das pessoas.” Einsten

Você costuma tentar mais que a média?

Você costuma desistir na primeira ligação pro cliente

Quantas coisas você deixa de fazer por não ter dedicado tempo suficiente tentando?

O que separa os bons dos não tão bons é justamente quem segue até o fim. Às vezes ou muitas, queimamos a largada, desistimos quando estávamos bem perto do objetivo.

Pior que dar errado é não tentar. Como tenho lido nas redes, daqui a um ano você vai querer ter começado hoje. Existe uma caminhada do ponto que você está até chegar a alta performance.

  • Quanto tempo hoje você tem dedicado a sua evolução?
  • Como está a sua capacidade de prospectar? Está se aprimorando?
  • Como está a sua capacidade de criar urgência?
  • E a sua capacidade de falar com o cliente?

Isso não é nato e tampouco restrito a gente talentosa. Eles apenas tentaram mais vezes.

Comece quanto antes, se aplique, estude e abrace seus desafios. Olhe pra eles como uma oportunidade para te levar para o próximo nível. Quando você está no meio de um cold call e um cliente te der um fora, qual é a sua postura: desistir ou persistir?

Persistência te leva a excelência.

Quando surge um desafio grande demais, você se esforça para se superar ou olha pro tamanho da montanha e desiste. Não é o tamanho dela que faz bons alpinistas, mas o quanto eles estão dispostos a escalar até o fim mesmo com o ar rarefeito.

Quando surgem críticas: você ignora e costuma ficar chateado achando que seu gestor pega muito no seu pé ou que o cliente é chato demais. Você considera e aprende com elas? Saber lidar com elas pode te parar ou te levar mais longe.

Que tal pensar que é um ponto no qual se pode evoluir. Àqueles que se aplicam a desenvolver um mindset de vendas para a alta performance não perdem tempo à toa, eles enfrentam os problemas.

“ah, não bati meta este mês.”

Vendedores de alta performance aperfeiçoam o mindset de vendas e pensam:

  • como  posso melhorar e me superar?
  • onde falhei e posso fazer diferente?
  • deixei passar um ponto, como posso alinhar?

Crie um novo gatilho na sua mente quando pensar em desistir; associe algo positivo a essa rotina; estabeleça uma recompensa relacionada a esse hábito.

Checklist para criar um mindset de vendas irresistível

1.Tenha clareza e reconheça onde você está nesse momento

(o que está faltando para executar e chegar no nível de resultado que você quer?)

2. Crie a certeza de qual caminho deseja seguir

(quero ser o melhor em prospectar, então preciso fazer 20 ligações a mais)

3. Concentre-se no que é bom e saudável para sua mentalidade vencedora

(você só vai entregar algo que acredita ser possível)

4. Seja compromissado com as mudanças

(coloque isso em um lugar visível para que você não se esqueça)

5. Seja proativo

(você precisa estar fazendo mais que a média, ter um processo mais estruturado)

6. Trabalhe duro, se empenhe e teste

(sem esforço, não há resultado, você precisar perseguir isso)

Conclusão

O mindset campeão para vendedores de alta performance está relacionado à persistência, dedicação e resiliência. Não se trata de talento ou oportunidades, mas de esforço gerado na direção certa. Todos os caras que fizeram uma real transformação na história foram pessoas que buscaram estar acima da média. E claro, isso requer disponibilidade e uma decisão sua de querer mudar a cada desafio.

Você pode ficar onde está ou decidir ir mais longe. Se superar cada vez mais é como um esporte, quanto mais treino melhor vai ficar. E em vendas não é diferente. Desafios são feitos para crescimento. Se inspire em pessoas para modelar os hábitos e comportamento para você reproduzir. Continuar tentando mesmo quando tudo dá errado é o que qualifica e aprimora o mindset de vendas de alta performance para você chegar do outro lado.

 


Sobre:

Thiago Reis

Growth Machine

Apaixonado por inovação, marketing, vendas e metodologias de crescimento. Atua há mais de 10 anos a frente de times de marketing e vendas sendo responsável por grandes resultados ligados a aumento na geração de leads, crescimento em vendas e recordes históricos de faturamento.
É CEO da Growth Machine e fundou a empresa movido pelo seu propósito. Acredita que existe um grande potencial de crescimento não explorado em 80% das empresas e a sua missão é ajudá-las a despertar todo esse potencial.

 

alta perfomance, mindset campeão, mindset de vendas, Vendas

Growth Machine

Sobre nós

Inscreva-se

© 2019 Growth Machine. All rights reserved