Como Vender Mais

Montando a Máquina de Crescimento - Como acelerar o crescimento de marketing e vendas na sua empresa

Passei 05 anos estudando para compreender as principais formas para criar minha máquina de crescimento. Leia para montar a sua!

Thiago Reis

Escrito por

Thiago Reis

, em

29/6/2021

.

Nos últimos 5 anos estudei a fundo a construção de uma máquina de crescimento e quais são as alavancas que fazem uma empresa crescer rapidamente. Recebo frequentemente a pergunta: como implementar a máquina de crescimento? Bem, é possível colocar em prática os ensinamentos que Aaron Ross tão bem descreve em seu livro Predictable Revenue.

Bom, escrevi esse artigo para ajudar todos que estão com o desafio de implementar marketing e vendas com o objetivo de escalar vendas pacas! Aqui, vou abordar os dois pontos principais.

Serve para todas as empresa?

Não! Este artigo é focado para:

  • Empresas que vendem soluções complexas;
  • Quem possui o produto validado (funciona, resolve um problema e possui mercado);
  • Quem está disposto a trabalhar muito, estudar muito e batalhar muito para conquistar o resultado.

Se você não se enquadra nos três pontos, este artigo não vai te ajudar tanto, mais de uma maneira geral vai te guiar no planejamento de uma estrutura de marketing e vendas.

Antes de mais nada, existem 2 pontos fundamentais para sua máquina vendas e marketing escalar, são eles: demanda e processos.

Veja, não são pontos fáceis de resolver, mas são os principais e controlando essas variáveis você terá uma estrutura com capacidade de crescer mais de 100% independente do momento econômico atravessado.

Ah sim, lembrando que estou entendendo que as variáveis produto e mercado, embora bastante importantes, já estejam resolvidas.

Como gerar Demanda

Com quantos prospectos você está falando?

Seu crescimento é um percentual de conversão desses caras em clientes.

E sem demanda não existe máquina.

É como um carro sem combustível, não chega a lugar nenhum.

A primeira resposta que você precisa dar para criar a máquina é:

Quantos leads você está gerando hoje?

Quantos leads se transformam em oportunidade?

E quantas oportunidades se transformam em vendas?

Como esses números estão crescendo mês a mês e como se comporta sua conversão conforme esse número aumenta?

Se o volume está baixo, sua prioridade deverá ser ampliar a demanda, agora, se você já possui uma demanda condizente com suas metas de crescimento, aí pode pular para a análise da conversão em oportunidade e por último, em vendas.

Mas cuidado, se a conversão em oportunidades para vendas estiver baixa você pode estar atraindo lead fora do perfil ideal.

Se você não sabe como decompor sua meta de crescimento, essa ferramenta te ajuda a saber quantos leads e oportunidades você precisa gerar para chegar até sua meta.

Como aumentar a demanda?

Abrindo novos canais de aquisição ou melhorando a conversão dos já existentes. Canais de aquisição, segundo o livro Traction (WICKMAN, GINO) 19 possíveis canais”, eles são:

  • MARKETING VIRAL
  • RELAÇÕES PÚBLICAS (PR)
  • RELAÇÕES PÚBLICAS NÃO CONVENCIONAIS
  • MARKETING PAGO EM BUSCADORES (SEM)
  • ANÚNCIOS SOCIAIS E DISPLAY
  • ANÚNCIOS OFFLINE
  • OTIMIZAÇÃO PARA BUSCADORES (SEO)
  • MARKETING DE CONTEÚDO
  • EMAIL MARKETING
  • ENGENHARIA COMO MARKETING
  • COBERTURA EM BLOGS
  • DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS (BD)
  • VENDAS
  • PROGRAMAS DE AFILIADOS
  • PLATAFORMAS EXISTENTES
  • PARTICIPAR EM FEIRAS E EVENTOS
  • EVENTOS OFFLINE
  • PALESTRAS
  • CRIAÇÃO DE COMUNIDADE

Importante: Implemente um item por vez!

Foco é tudo e colocar um canal para funcionar demanda investimento, contratação de pessoas e, o mais importante de tudo, validar se o canal é eficiente para o seu business.

Como implantar um novo canal de aquisição de clientes?A

implantação de novos canais é dividida em duas etapas importantes:

  1. Criar pequenos experimentos que te permitam validar sua eficiência;
  2. Criar uma estrutura para executar a construção do canal e a rotina diária de sua operação.
“Entrepreneurship in a lean startup is really a series of MVP’s.” – Eric Ries

Em primeiro lugar, não pense que você precisa de dezenas de pessoas.

Conquistei grandes resultados trabalhando apenas eu e um estagiário, conforme a máquina se provava e o resultado aparecia, começava a ampliar a estrutura.

Em um próximo artigo vou falar um pouco sobre como criar um departamento de marketing gastando muito pouco.

Criando Processos

Como a demanda é trazida, tratada e convertida em cliente, sistematizar esse crescimento demanda organização e processos.

E para criar uma máquina eficiente você precisará estruturar alguns processos, que para facilitar eu dividiria em:

Como é tocada a rotina do marketing?
Como é atendida cada oportunidade?

Marketing uma vez validado o canal de aquisição, é chegada a hora de você sistematizar sua operação.

Você não precisa de nada muito elaborado, entretanto, uma lista de atividades, sua periodicidade e a interligação entre elas é o mínimo.

Um fluxograma pode te ajudar a entender melhor a operação e um checklist te ajuda a não esquecer de nada.

Alguns processos importantes:

  • Produção de conteúdo;
  • Publicação de conteúdo;
  • Lançamento de material;
  • Report e medição de resultados;
  • Otimização e análise de canais pagos;
  • SLA Marketing e Vendas.

Vendas

Primeira coisa que precisamos entender, é que você não vende nada, você ajuda o cliente a comprar e isso significa ajudá-lo a tomar a melhor decisão, mesmo que no caso dele não seja você.

Essa visão muda totalmente a maneira como se olha para vendas e como construímos o processo de compras.

Como construir o funil de vendas então?

Começamos pela organização das etapas, exatamente da maneira como o cliente toma decisão.

Como ele escolhe seu produto? Como é a jornada de compra dele?

Converse com o máximo de clientes ideais (melhor ciclo, melhor ticket e etc) e tente desconstruir a maneira como a decisão é tomada, com base nessas etapas é que vamos organizar nosso funil de vendas.

Um processo bem organizado te ajuda a:

  • Entender melhor as necessidades dos seus clientes.
  • Aumentar sua taxa de conversão de oportunidades em vendas.
  • Diminuir seu ciclo de vendas.
  • Aumentar seu ticket médio.
  • Gerar mais previsibilidade.
  • Reduzir, consequentemente, seu custo de aquisição de clientes.

O que seu processo precisa tratar para ser eficiente?

Qualificação - Potencial de um Lead para se tornar cliente;

Identificação das necessidades - Quais problemas o cliente está passando e quanto custa para ele se manter nesta situação?;

Demonstração de capacidade - Demonstrar que seu produto resolve os problemas e leva o cliente para um novo patamar;

Superação de objeções - Retirar toda insegurança e desconforto do cliente para assinar o contrato;

Fechamento - Conseguir o compromisso do cliente em cada iteração até a parceria ser firmada;

Independentemente da metodologia de vendas utilizada, todas possuem esses pontos como os principais.

Seu processo deverá deixar bem claro quais são as etapas do seu funil e o que seu vendedor deverá fazer em cada uma delas:

Tentei resumir tudo que é necessário para tornar seu marketing e a sua área de vendas numa máquinas de imprimir dinheiro.

Não é fácil e você vai demorar o dobro do tempo que está imaginando...o resultado não vem do nada, mas persevere e insista, quando você menos esperar ele começará a aparecer.

Thiago Reis

CEO da Growth Machine

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