Nicho de mercado: por que devo priorizar?

Saber exatamente onde você deve concentrar seus esforços e investimentos para que seu negócio seja escalável e se torne lucrativo é tarefa fundamental para qualquer empreendedor.

Quando você tem seu nicho de mercado definido é possível determinar que tipo de público você deseja atrair para o seu serviço/produto.

Por isso, abordarei aqui o que você precisa executar para que as pessoas tenham interesse no seu negócio.

Ter suas energias voltadas para gerar leads e fechar vendas sem focar em priorizar um nicho vai fazer dinheiro e tempo escaparem por suas mãos como areia.

E aí, será que você está pronto para o crescimento da sua empresa? 

É importante atuar nichado?

Nicho de mercado é sinônimo de compreender a exata importância em focar seus esforços na direção certa. Nos negócios isso significa que seu produto vai oferecer na medida certa a solução para um grupo específico de empresas ou pessoas.

Isso quer dizer que,

Se você não gerar oportunidades e leads de maneira que seja previsível, na área que você é solução, se não souber como atacá-los para conquistar mercado, acredite que convertê-los em oportunidade de negócio ficará bem difícil.

E cá entre nós, poucos são àqueles que estão dispostos a admitir que não estão preparados para crescer.

Um sinal de que o seu negócio não está pronto ou amadurecido o suficiente para o mercado competitivo  se dá quando você faz muitas coisas bem, mas tem dificuldade de focar na oportunidade potencial para vender e entregar resultado.

Outro sinal é quando você até consegue atrair leads de qualidade, mas não ocorre na mesma proporção para o fechamento das vendas.

Está claro que há algo errado, não é? 

Algo que te trava e faz você despender mais esforço do que o necessário.

Minha dica pra você é: foque em um nicho! 

Atuar nichado vai fazer você estar mais focado em como a sua solução pode ajudar nas dores, desafios e expectativas dos seus clientes.

Mas, como saber se encontrei meu nicho?

É quando seu primeiro milhão se aproxima e a sua capacidade de encontrar clientes que não possuem ligação direta com você, mas que a adesão deles é certa. Aí está o seu nicho.

Nicho de mercado: não é sobre pensar pequeno

Você pode estar aí pensando: 

“ah! mas por que vou querer ser conhecido em um nicho? se posso ser generalista e atuar em tudo um pouco”.

Você tem que se destacar e agregar valor ao que você faz, portanto, esteja nichado.

Cara, sério, seu futuro cliente está mais interessado que você seja a solução para os problemas dele, respostas aos seus anseios e desafios do que ser alguém que não vai a fundo na dor.

Estude seu cliente. Analise-o. Entenda o porquê dele procurar você como solução. A quem seu produto ou serviço se destina? Há um padrão?

Isso vai te ajudar e muito a poupar tempo e dinheiro e tornar seu time muito mais dinâmico e produtivo para pensar em estratégias que respondam as dores dos clientes.

Não se trata de pensar pequeno, mas se tornar autoridade no assunto.

Ser repetitivo nunca foi tão bom! Isso te ajuda a enxergar padrões, verificar gaps no meio do caminho, encontrar onde está o seu gargalo e cair dentro para entregar resultado e gerar valor.

Estude sobre quais necessidades não são supridas dentro do nicho de mercado e se certifique de que as pessoas estarão dispostas a pagar pelo serviço ou produto que corresponda a essa falta.

Vai te ajudar muito a entender esse público fazendo segmentação de mercado, a partir daí, você descobre possíveis áreas ainda não exploradas que você pode atacar.

Nada mais é que dividir o mercado consumidor em grupos com características, desejos, dores e expectativas similares, nas quais, você possa oferecer uma solução de valor.

Mais uma vez, te digo. Quanto mais você conhece sobre o seu cliente, maiores são as chances de oferecer a solução ideal para ele.

Lembre-se: Se você ainda não sabe qual é o seu ICP (Perfil de Cliente Ideal), preparei um guia completo para te ajudar nessa tarefa. Confira neste link.

Efetue as seguintes perguntas e analise se correspondem ao seu negócio:

  • A quem minha solução se destina?
  • Quem usaria minha solução?
  • Para quem vou construir o conteúdo da solução?
  • Quem eu já ajudei no passado?
  • O que eles tinham em comum?
  • Qual é minha proposta única de valor?

Sobretudo, não cometa o erro de focar apenas no produto e suas características.

Um erro comum a muitos empreendedores cometem é pensar que para aumentar vendas é preciso empurrar o produto goela abaixo dos clientes.

As pessoas amam comprar, mas odeiam ser vendidas.

Foque na dor do seu prospect e em atender da melhor maneira com a sua solução.

Esteja atento se ela é adequada para o tipo de cliente e se atende ao nicho.

Quanto mais focado mais rápido você vai

Fazer um negócio crescer de maneira exponencial quando a estação é desfavorável é algo praticamente impossível de se fazer.

Tornar o processo escalável e previsível então… está a léguas de um sonho que vai sair do papel, sim, isso é o que acontece todos os dias em algumas empresas.

Muitos que desejam se aventurar na jornada empreendedora têm produtos de fato atraentes nas mãos, no entanto, não conseguem sustentá-los com consistência no mercado.

Sabe o que falta?

Em uma palavra: FOCO.

Sempre parta da premissa sobre onde você está nesse momento. Você consegue ter clareza sobre o timing do seu negócio?

Consegue localizar facilmente o seu nível de maturidade dentro da área que seu negócio está nichado? Seus desafios são escaláveis? O quanto você já caminhou ou apenas está no início?

Compreender quem são seus clientes vai te ajudar a:

  • encurtar o ciclo de venda;
  • eliminar os clientes que não se encaixam;
  • aumentar a taxa de conversão;
  • encontrar os potenciais e mais lucrativos clientes.

Outra vantagem de estar nichado é que vai facilitar na construção da sua máquina de crescimento. Como?

Através de processos claros e definidos que auxiliam desde a maturidade do seu negócio, passando pela prospecção até chegar ao fechamento da venda.

Esse checklist vai te ajudar a encontrar seu nicho

  1. Quais são as áreas relacionadas ao mercado que quero abordar?
  2. Faça pesquisas no Google sobre temas relacionados
  3. Busque por problemas que não são oferecidas soluções
  4. Faça uma busca de produtos ou serviços relacionados
  5. Veja o que as pessoas estão falando da concorrência
  6. Identifique quem são as empresas ou produtos populares no teu nicho
  7. Saiba mais do que a maioria
  8. Apresente métricas que vão fortalecer sua autoridade diante da audiência

A cereja do bolo é compreender quais necessidades, dúvidas, dores e expectativas não estão sendo supridas.

Segmentar o mercado vai tornar seu trabalho mais efetivo e certeiro para oferecer a solução correta para o público certo.

Tire a atenção do produto e foque na dor, isso vai fazer você ganhar atenção e confiança do cliente. Quer ir mais rápido? Então, aprenda a focar desde já.

Conclusão

Estar nichado vai permitir ao negócio se destacar ao atender um público mais específico.

Seus esforços vão ser direcionados e mais efetivos. A imagem da sua empresa pode ser ampliada, já que, você vai atuar em um nicho e a vantagem de se tornar autoridade é enorme.

Como um pote de ouro no fim do arco-íris é encontrar um problema específico inerente a um público onde o mercado ainda não chegou. Estar atento a isso pode levar seu negócio a outros patamares.

Tenha em mente que estar nichado se trata de lidar com um público exigente, que sabe o que busca e quer a melhor solução.

Isso vai diferenciar os bons dos não tão bons. Conheça seu nicho de mercado, estude para compreender cada vez mais qual é a melhor forma de ajudá-lo.

Isso vai ajudar você a identificar o que os seus concorrentes não estão fazendo e onde você precisa atacar para obter sucesso.


Sobre o autor:

Thiago Reis

Growth Machine

Apaixonado por inovação, marketing, vendas e metodologias de crescimento. Atua há mais de 10 anos a frente de times de marketing e vendas sendo responsável por grandes resultados ligados a aumento na geração de leads, crescimento em vendas e recordes históricos de faturamento.
É CEO da Growth Machine e fundou a empresa movido pelo seu propósito. Acredita que existe um grande potencial de crescimento não explorado em 80% das empresas e a sua missão é ajudá-las a despertar todo esse potencial.

 

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