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Promotor de vendas: O que faz e como se destacar no mercado?

O promotor de vendas é a peça principal do trade marketing e tem como responsabilidade planejar estratégias e técnicas para ampliar a visibilidade dos produtos da marca.

Thiago Reis

Escrito por

Thiago Reis

, em

5/5/2022

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O que faz um promotor de vendas?

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que, sem o promotor de vendas, o trade marketing é prejudicado.

Calma, não sabe o que é trade marketing?

Relaxa, vamos te contar:

É uma técnica que visa a exposição do produto nos canais de venda, para que os clientes possam ter contato com a empresa. 

Além disso, possibilita que os produtos sejam posicionados no local certo e para o público certo, amplificando sua competitividade no setor.

Nesse contexto, o promotor é responsável por planejar estratégias e técnicas para ampliar a visibilidade dos produtos da marca. Visitar as lojas e compilar todas as informações necessárias à empresa, são algumas das principais atribuições.

É primordial ser comunicativo e bem relacionado, para ter uma boa conexão com os responsáveis pelos pontos de venda. Além disso, trabalha na negociação de espaços, confere o estoque e posiciona os produtos, de forma estratégica, para estar alinhado com o objetivo de marketing e vendas. 

Desenvolve, também, formas criativas de entrar em contato com os clientes posteriormente com discurso de vendas, para aumentar os resultados.

Em resumo, o promotor de vendas participa na criação de táticas de contato com os clientes, especialmente se o produto não estiver sendo vendido no momento de sua exibição.

Aliás, caso você queira investir nessa carreira, disponibilizo uma planilha gratuita para você criar uma rotina de prospecção como os gigantes. Tenho certeza que você vai entrar no mercado já se destacando!


O que um promotor de vendas não deve fazer?

Como muitas outras profissões, perder o foco é o que não deve acontecer. Porém, como o promotor de vendas estará em pontos de vendas, as atribuições são extensas e devem ser respeitadas.

Por isso, listamos o que não deve ser feito:

  • Carregamento e descarregamento de mercadorias;
  • Atividades fora do expediente. Se implica como outros profissionais, mas se houver necessidade, devem ser avaliadas;
  • Fornecimento de outros produtos ou marcas que não trabalha;
  • Falta de organização dos produtos no ponto de venda;
  • Não abastecer os pontos de venda com produtos atualizados;
  • Falta de monitoramento do resultado.

Como se destacar no mercado?

É necessário que o profissional entenda, seguramente, o business da empresa e seus produtos, pois isso ajudará no argumento de vendas e nas estratégias criadas nos pontos de vendas.


Além disso, existem outras habilidades que destacam esse profissional, dentre os concorrentes. São elas:

Atendimento ao cliente

Saber encantar o cliente é essencial para o fechamento de negócios. Então, essa habilidade ajudará na criação das estratégias, pois o profissional já saberá quais são as dores dos consumidores e, também, aumentando a taxa de retorno dessas pessoas ao comprar, dando preferência aos demais.

E para isso é fundamental o promotor saber 100% o que a empresa vende e seus benefícios, para não falhar nos discursos de venda.

Noção sobre os 4P`s

Os 4P`s de marketing são fundamentais para todos que atuam com comunicação e comercial. Um conceito base que faz toda a diferença na criação da estratégia.

Caso você nunca tenha ouvido falar, não tem problema, vou te explicar o que significa cada sigla e como sincronizar com a atuação em vendas.

Produto

É o que está sendo anunciado. É importante o promotor estar por dentro de todas as características e analisar a concorrência para pensar em formas diferentes de conquistar o público-alvo.

Praça

É o local onde o produto está sendo anunciado. Nessa linha, destaca-se a importância do estudo geográfico para facilitar o acesso do público-alvo ao produto.

Por exemplo, não é certo um produto premium para pessoas de classe AB, fique localizado em ponto de venda periférico ou que não esteja perto dessas pessoas. Sendo assim, é preciso compreender o melhor local para disponibilizar o que será vendido.

Além disso, a posição do produto no ponto de venda é uma maneira estratégica de chegar ao cliente. É comum, quando vamos ao mercado, sabermos onde está cada produto, mas isso tem um estudo por trás.

Preço

Um dos fatores decisivos de compra que, provavelmente, muitos clientes poderão pedir descontos.

Nesse contexto, ter um largo conhecimento sobre o valor do seu produto, analisar o da concorrência e analisar possíveis descontos, facilitam o trabalho do promotor de vendas, dando vantagem ao persuadir o cliente a comprar.

Promoção

Diz sobre a divulgação do produto, trabalhando bastante com as peças publicitárias. O profissional deverá entender sobre as diferentes possibilidades de materiais para os pontos de venda.

Dica para focar nas estratégias

Estamos vivendo uma época em que a informação chega com muita facilidade e rapidez às pessoas. Nessa linha, o consumidor pesquisa mais antes de comprar algo, vendo se realmente vale a pena, dificultando o índice de vendas estável e, ao mesmo tempo, aumentando a concorrência.

Então, o promotor é uma peça chave para sanar todas as dúvidas dos clientes, persuadindo-os para a compra.

Qual o perfil de um promotor de vendas?

Você, provavelmente, já pegou umas características principais para trabalhar nessa área. 

Ser comunicativo, organizado, criativo e, principalmente, gostar de trabalhar em público destacam o profissional dentre os outros que estão no mercado. 

Porém, não é tão fácil ter essas habilidades e, vamos te provar que, mesmo não nascendo com esses dons, você consegue desenvolvê-los. 


Acredite no produto

Como mencionado anteriormente, o consumidor está muito informado sobre o que precisa e pode pesquisar, com facilidade, se algum concorrente consegue substituir. 

Contudo, se você, promotor de vendas, acreditar no que está vendendo, saberá falar as vantagens ao vivo para o cliente e mostrando o real motivo para comprar.

Assim, você irá defender o que faz sem ninguém ter argumentos convincentes em troca.

Saiba lidar com os feedbacks negativos

É difícil escutar um feedback construtivo para uma ideia que você demorou muito tempo para desenvolver e se apegou. 

Todavia, para estar em constante melhora como profissional, você deve saber captar os feedbacks de forma positiva, pensando em melhorias contínuas para o que faz.

Além disso, é assim que a criatividade vem. Quanto mais opiniões diferentes, maiores pensamentos para solucionar a questão você terá!

Constante estudo

Qualquer pessoa, ao entrar no mercado de trabalho, precisa estar ligada a todas atualizações da área em que atua.

É indispensável que o promotor tenha disposição para crescer sempre e aprender novas técnicas e estratégias.

Por isso, é importante estar atento às tendências de marketing, frequentar eventos da área de vendas e marketing, fazer cursos e workshops para se atualizar. 

Já temos uma boa forma de começar os estudos: fazer os cursos da Growth Machine

Veja o que melhor se encaixa com você e comece o quanto antes!

E pra finalizar...

Acreditamos que você conseguiu entender as principais atribuições de um promotor de vendas. Se você é um gestor e se interessou em investir mais nesses profissionais, entenda que a hora é agora! 

Você verá muita mudança positiva em seus resultados de vendas. Temos certeza que irá ajudar bastante no fluxo do seu time!

E se você não é gestor, mas quer começar a trilhar essa carreira, tenha em mente todos os pontos que citei e nunca deixe de acreditar no seu potencial. 

Além disso, destacamos uma dica, para você se destacar, além das habilidades mencionadas neste artigo, invista na sua marca pessoal. Acesse esse checklist com tudo que você precisa ter para ser referência no que faz.


Thiago Reis

CEO da Growth Machine

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