As soft skills mais importantes em vendas

Os compradores se conectam com pessoas que dominam as soft skills. Por isso é tão importante desenvolvê-las. Será que você sabe quais são necessárias para capacitar o seu time de vendas para se tornar os melhor? Continue lendo para descobrir sobre elas.

Existem muitas soft skills que você pode incluir no treinamento de vendedores, mas listamos abaixo as 9 essenciais para o times de vendas se tornar diferenciado em suas abordagens. Mas para isso, o que é preciso?

1. Saiba se comunicar

Entregar a mensagem certa, da maneira certa, é algo que os vendedores devem fazer diariamente. Seja respondendo às dúvidas de clientes ou fornecendo uma demo para um grupo de potenciais clientes, o time comercial precisa ter uma comunicação clara e consultiva. Com a crescente oferta de ferramentas de comunicação em plataformas como Zoom, Teams, Google Hangouts e muitas outras, a equipe precisa adaptar a sua comunicação de forma adequada.

Dê ao time a oportunidade de aprender e implementar as melhores práticas de comunicação em diferentes situações que façam sentido pro negócio. Por exemplo, aqui na Growth Machine nossos consultores treinam semanalmente sua comunicação e abordagem de vendas para torná-la o mais assertiva e eficiente possível.  Treinamos abordagem de vendas tocando nas objeções mais frequentes nos nossos clientes. Fazemos anotações, estudamos e analisamos cenários. Tudo para que a comunicação seja consultiva e alinhada com nosso propósito. Nossos potenciais clientes precisam sair de uma reunião sabendo mais do que quando entraram nela. 

2. Desenvolva a persuasão

Quando se trata das soft skills mais difíceis para os profissionais de vendas, podemos citar a persuasão com sendo uma delas. Não é sobre ser “chato, insistente ou mentiroso”. É a forma de influenciar as pessoas a fazer o que é do seu interesse, a tomar a melhor decisão. Ter os princípios da empresa bem desenvolvidos também colabora nesse processo. 

Estudar sobre os princípios da persuasão e desenvolver o mindset de vendas são atividades que podem ser aplicadas ao treinamento de vendas. Recomendamos praticar as habilidades de persuasão em situações usando ferramentas de videoconferência e depois avaliar o desempenho de cada colaborador em vendas.

3. Seja um bom ouvinte

A maneira mais fácil de fazer uma venda é oferecer aos clientes o que eles querem e precisam. Como você sabe o que eles querem e precisam? Simples, você os ouve. O problema é que muitas vezes os vendedores preferem fazer suposições, interrompem e adiantam conversas. Infelizmente, essa abordagem tende a resultar em reuniões não agendadas e contratos não finalizados.

Portanto, é essencial que qualquer treinamento de habilidades de vendas inclua lições sobre escuta ativa. Em outras palavras, ensine sua equipe de vendas a ouvir, reconhecer, validar e só então responder aos clientes. Treine, teste e volte a praticar. Isso tornará seu time eficaz nessa soft skill.

4. Seja empático

A empatia é uma das principais soft skills em vendas. Ela é a capacidade de sentir o que a outra pessoa está sentindo, de se colocar no lugar do cliente. A empatia permite que o time de vendas entenda e compartilhe os sentimentos de seus clientes. Desenvolva vendedores consultivos, focados em realmente ajudar o cliente. Essa habilidade é vital para evitar frustrações e conflitos com os futuros clientes e até mesmo para manter o moral do time.

5. Desenvolva inteligência emocional

O nível de inteligência emocional dos seus vendedores vai diferenciar quem são os médios e os excelentes em realizar vendas.

Você pode estar se perguntando como vai desenvolver essa soft skill. Como implementar o treinamento para meu time de vendas usando inteligência emocional? Isso não é algo nato?

O que muitas pessoas não percebem é que a inteligência emocional é ensinada para as crianças todos os dias, para reconhecer e nomear as emoções que estão sentindo e criar uma compreensão dos outros. O mesmo vale para os adultos.

O treinamento adequado de habilidades de vendas em inteligência emocional pode ajudar seus funcionários a determinar os momentos ideais para serem empáticos, humildes, confiantes ou tranquilos.

Testes de inteligência emocional, palestras do TED e pesquisa são recursos úteis para treinar seu time nessa habilidade.

Você pode reunir materiais de aprendizado sobre inteligência emocional em um só lugar e compartilhá-los rapidamente com seus colaboradores.

A inteligência emocional é sem dúvida a habilidade mais importante para profissionais de vendas, e isso quer dizer que você não deve ignorá-la.

6. Seja curioso

Com produtos, serviços e mercados mudando tão rapidamente, os vendedores precisam aprender de forma rápida e constante. Quando um novo recurso é lançado, eles precisam saber sobre ele. Quando o processo muda, eles precisam estar atentos. Isso significa que trabalhar a curiosidade no seu time de vendas deve fazer parte da rotina de treinamento.

Com o time comercial sempre em movimento, a melhor maneira de promover a curiosidade é alavancar o aprendizado móvel. Disponibilize treinamentos de tamanho reduzido para as equipes de vendas, para que possam aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. 

7. Pratique resiliência

“Não, obrigado. Não funciona pro meu negócio.” Ouvir um “não” costuma ser um dos momentos mais frustrantes para a maioria dos vendedores. Quando a rejeição cobra seu preço, pode ser o suficiente para fazer com que até os melhores funcionários considerem uma mudança de carreira. A maneira de mantê-los na equipe é aumentar sua resiliência. Objeções significam oportunidades. Contornar as objeções, é algo que precisa ser constantemente treinado. Elas tratam de algo que ainda não ficou claro no cliente, seja urgência, prioridade ou a transformação.

Ensinar resiliência é ensinar para seu time de vendas a lidar com a rejeição. Pessoas resilientes permanecem positivas, com a energia elevada, veem os obstáculos como oportunidades de aprendizado e não tomam o “não” para si. 

Confira nosso artigo sobre mindset de vendas e aprenda mais sobre o tema.

8. Gerencie seu tempo

Seria impossível para o time gastar todo o seu tempo apenas vendendo. Mas exatamente quanto tempo os vendedores gastam vendendo? Será que eles passam mais tempo com as oportunidades certas e que de fato tem fit pra compra? Será que está sendo investido tempo de qualidade em qualificar esse time?

Todo mundo sabe que as transações nunca são fechadas após a primeira interação com um comprador. Os vendedores mais excepcionais exigem uma média de 4 a 6  interações com os compradores antes de fechar um negócio. Essa constante necessidade de acompanhamento faz do gerenciamento de tempo uma habilidade essencial para o time comercial.

A soft skill de gerenciamento de tempo se bem desenvolvida aumentará a própria cota e ainda diminuirá o estresse relacionado ao trabalho para as pessoas que fazem parte do seu time.

Ensinar ao time que estabeleça seus próprios objetivos e que se responsabilizem por segui-los, criará um ambiente de auto-suficiência, independência e produtividade.

9. Esteja pronto para mudanças

Ter pessoas capazes de se adaptar às mudanças no trabalho é valioso para qualquer departamento. Mas em vendas, podemos dizer que é essencial. Os vendedores estão constantemente acompanhando potenciais clientes em potencial. 

Portanto, quando um cliente em potencial cancela uma reunião ou uma chamada de última hora, seus vendedores precisam estar dispostos e capazes de reagendar de acordo com a preferência do cliente. Claro que deve ser avaliado se realmente vale a pena. Daí a importância de melhorar as soft skills, como flexibilidade e adaptabilidade.

Espero que esse conteúdo foi útil para você. Essas foram algumas das principais soft skills que separamos para você começar a desenvolver no seu time. Certamente, existem muitas outras a serem trabalhadas e que ajudam no desenvolvimento da equipe e que refletem em produtividade e satisfação do cliente. 

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