Como Vender Mais

05 tipos de vendedores e suas características

Todas as pessoas possuem diferenças, e isso está bastante relacionado com a personalidade de cada um. Pensando nisso, te pergunto: Você tem boas relações com a sua equipe? É aquela pessoa que gosta de resolver situações de risco para fechar uma venda ou gosta de trabalhar em situações menos complicadas?

Thiago Reis

Escrito por

Thiago Reis

, em

26/4/2021

Não existe resposta certa ou errada, mas dirá bastante sobre sua personalidade e como encara o ambiente de trabalho.

Assim, é possível destacar diferentes tipos de vendedores em um time comercial nas empresas.

Ao longo deste artigo, vou listar os principais e você me diz qual se encaixa melhor. Pode ser?

E vale lembrar que em vendas, o contato com outras pessoas é essencial para alcançar o sucesso. 

Por isso, trabalhar com diferentes tipos de vendedores pode ser bastante difícil se a comunicação não for bem estabelecida entre todos os envolvidos, principalmente com os clientes e a equipe.

Então, entenda qual tipo de vendedor você se encaixa e seus colegas de trabalho também para aproveitar as habilidades de cada um da melhor forma possível.

Os 05 tipos de vendedores

Destaquei os vendedores que possuem características bem mapeadas, especialmente quanto aos modos de agir nas relações entre empresas. 

Veja qual é o seu tipo de vendedor e das pessoas de sua equipe para aproveitar ao máximo suas qualidades.

Neste vídeo, eu falo sobre essas características dos profissionais de vendas e como identificar aquele que entrega melhores resultados:


1. Vendedor amigão

Um dos mais comuns no mercado e que ganha destaque por ter a facilidade de comunicação e empatia com o cliente, fazendo com que consiga converter muitas vendas.

Por outro lado, em ambientes mais burocratizados e hostis também é conhecido como “anotador de pedido” por só vender para aqueles que querem comprar, sem pressão, mas também sem convencimento.

Muitas vezes fogem do “não”, transformando a relação com o lead em amizade, ao invés de fazer com que vire um cliente.

2. Vendedor chato

Este tem como atributo a agressividade no processo, com muita insistência, resultando em muitas vendas mas sem alcançar aquele sentimento - bastante desejado - de confiança pelo comprador, destacando a etapa do pós-venda.

É possível dizer que são mestres em cumprir metas, mas falham nos resultados qualitativos de longo prazo.

3. Vendedor racional

A racionalidade é usada bastante na hora da abordagem ao cliente. 

Propenso a ser limitado e apenas vender aquilo que conhece bem e para empresas específicas, sem buscar expandir mercados.

A maioria destes profissionais são mais tradicionais, possuindo boa relação com os times comerciais de empresas com processos claros e inalteráveis.

Nessa linha, demonstra pouca flexibilidade, limitando esse vendedor a fechar vendas com empresas mais atuais.

4. Vendedor conformado

É aquele tipo de vendedor que não faz muita coisa para mudar caso escute o “não” em diversas situações.

Além disso, esse profissional conhece bem o produto, mas só fala se for perguntado. 

É pouco eficiente, até tem resultados mas não se torna destaque.

Se você se encaixa, minha dica é focar em treinamento de vendas consultivas, tenho certeza que vai ajudar bastante o seu desempenho.

E não precisa ficar chateado com isso, cada pessoa possui personalidades diferentes, como disse anteriormente. A questão é você entender que pode sempre fazer melhor e se capacitar.

5. Vendedor companheiro

Me arrisco a dizer que é o perfil de vendedor mais eficaz e eficiente.

É aquele que é reconhecido pelo cliente pela relação criada de conectividade e empatia durante todo processo, desde a abordagem ao pós-venda.

Além disso, é possível afirmar que entende bem o produto e empenha-se para atender às reais necessidades do comprador, respeitando seus valores. 

É capaz de nivelar os pontos fortes dos outros quatro tipos de vendedores listados acima.

Como melhorar meu perfil de vendedor?

Primeiramente, não pira! 

Volto a dizer que se você está em busca de constante melhora, é sinal de que você quer fazer diferente. Isso é um diferencial dentre a concorrência.

Então, vou te falar como se capacitar para ser o destaque da equipe.

Todos os tipos de vendedores podem aprimorar com treinamento e estudos.

Nessa linha, há diversos pontos fundamentais para complementar a formação e a atuação de bons perfis de vendedores.

  • Conheça o produto da cabeça aos pés

É fundamental que todos os vendedores entendam o produto ou serviço por completo, para evitar que na hora das perguntas não saibam responder.

Isso demonstra autoridade no que o vendedor está falando e, também, cria uma relação de confiança com o possível comprador.

  • Crie bons relacionamentos antes e depois da venda

Vendas, independente de qual cliente for, tem valor alto e o profissional precisa ser companheiro, mostrando que o que está vendendo irá resolver o problema da pessoa.

Até mesmo pensando em um cenário em que há clientes fixos, o vendedor se for consciente pode criar uma carteira rentável e garantida.

Sendo assim, desenvolver um relacionamento próximo e que mostre ao cliente seu interesse em solucionar seus problemas, antes, durante e após a venda, é a melhor maneira de fortalecer o relacionamento com ele.

  • Seja paciente

Ao contrário do modelo de negócio B2C, no qual a venda é direta para o consumidor, as vendas B2B, na grande maioria dos casos, são mais demoradas, pelo motivo de exigir muitas decisões, de diversos níveis hierárquicos.

Por isso é necessário ter paciência e se mostrar presente durante todo o processo, destacando o quanto o seu produto ou serviço é necessário para seu cliente.

Isso vale também para vendas B2C quando há um cliente indeciso ou mais voltado a comprar com a concorrência. É dever do vendedor mostrar os benefícios da compra com a empresa.

  • Seja flexível para adaptar-se em diversas situações

Esse ponto é para te lembrar de estar sempre pronto para enfrentar todas diferentes situações de forma organizada e perseverante, sejam elas complicadas ou tranquilas.

Isso é pelo fato de que existem clientes com diversas particularidades e, por isso, não haverá uma fórmula secreta para encantá-los.

Sendo assim, acredito que, com essas dicas, é possível que você encontre formas para melhorar constantemente sua atuação ou de sua equipe de vendedores.

Conclusão

E aí, se identificou com algum tipo de vendedor?

É importante dizer que cada pessoa possui habilidades a serem desenvolvidas, e isso é muito importante e enriquecedor para uma equipe, visto que, com um time diversificado, os resultados são muito melhores.

Esteja sempre disposto a novos desafios e aprendizados, tenho certeza que vai te ajudar bastante a se desenvolver no ambiente de trabalho e se tornar um destaque.

Além disso, pensando no estudo contínuo, vou disponibilizar uma lista com 07 aplicativos para hackear vendas!

Com essa lista, você vai estar devidamente atualizado sobre o assunto e pode até compartilhar com sua equipe, a probabilidade de curtirem é alta!

Espero que tenha gostado do tema abordado neste artigo. 

Continue lendo aqui no nosso Blog!


Thiago Reis

CEO da Growth Machine

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