Como vender mais com o time trabalhando home office?

Como manter o máximo da estratégia e vender mais com o time trabalhando home office? Com a crise que estamos vivendo muitas empresas precisaram repensar a sua forma de trabalhar.  Por isso, você vai descobrir como fazer para não afetar sua receita e bater suas metas. 

Para os colaboradores que estão lidando com sua nova realidade remota, aqui estão algumas dicas para implementar imediatamente durante sua adaptação.

(Se você é um fundador ou gestor de equipe que precisa gerenciar uma equipe que está trabalhando home office e ter acesso às etapas de prospecção de clientes, consulte nossa planilha de prospecção semanal.)

Crie um ambiente de trabalho dedicado ao foco

Onde você trabalha é tão importante quanto o que você trabalha e com quem trabalha. Se você pode usar um espaço ou sala dedicada exclusivamente para esse momento é o ideal. Uma vez encontrado, concentre-se em ergonomia. 

Pergunte ao seu empregador se ele permitirá reembolsos em determinados itens (cadeiras, fones de ouvido com cancelamento de ruído, monitores, teclados externos, etc.) que promovam um espaço de trabalho saudável e focado. 

Ou mesmo levar seu material de trabalho para casa. Tente não comprometer o conforto. Você pode continuar trabalhando home office dessa maneira por uma semana ou duas, mas com o tempo, sua produtividade, saúde e humor provavelmente diminuirão.

 

Separe trabalho e vida pessoal

É provável que esse seja o obstáculo mais difícil de resolver, principalmente para os novos que estão trabalhando home office e que têm família em casa o tempo todo. Você deve ter uma conversa com a família, ajudando-os a entender que só porque você está em casa, não significa que você está disponível.

Um atalho para a definição de limites é o seguinte: “Se é importante o suficiente para você ir ao escritório habitualmente e ir à mesa do seu gestor, é importante o suficiente para você usar ferramentas como Slack, Trello, Zoom, Pipedrive, para se comunicar e gerenciar o time de onde estiver”. 

Quando não há escritório físico para deixar, é tentador trabalhar mais do que o esperado. Por isso, defina lembretes para começar e terminar o trabalho e planeje atividades para preencher o vazio onde seria uma viagem ou reunião presencial. Planejar proativamente o que você faria com o tempo de deslocamento é a chave para entrar em um dia de trabalho produtivo ainda que seja para trabalhar home office. 

Se relacione com as pessoas

Quando não há um escritório para influenciar a comunicação informal espontânea, você deve ser intencional em incluí-la no seu dia.

  • Programe bate-papos regulares com pessoas usando uma vídeo chamada.
  • Experimente ferramentas de bate-papo baseadas em vídeo como o Zoom.
  • Crie uma sala de videoconferência sempre ativa na qual sua equipe possa trabalhar. (Aqui na Growth Machine usamos muito o Hangout do Google, agendamos e todos já ficam sabendo dia e hora das reuniões).
  • Fale sobre o que você faria normalmente. Trabalhe com sua equipe para estabelecer um canal de bate-papo para discutir coisas fora do trabalho. O meio pode ser diferente, mas a conexão é a mesma, nosso grupo de Whatsapp é perfeito pra isso.
  • Abandone qualquer vergonha ou timidez. Humanize a experiência e lembre a todos que somos pessoas primeiro e depois colegas.(podem haver crianças passando durante um hangout para aqueles que são pais, por exemplo).
  • Conecte-se com a família e a comunidade. Trabalhar home office dá a você a oportunidade de passar mais tempo com a família e amigos, além dos colegas de trabalho. Procure oportunidades para criar laços com a família e a comunidade, que podem ter sido impossíveis ou limitados quando você se deslocava pro escritório.

Valorize sua rotina, viva a mudança 

Procure usar esse tempo para cuidar da sua saúde também. Se exercitar, descansar, se relacionar com a família, cozinhar, ler, estudar, etc. Tudo isso são ótimas opções. Se você não tomar cuidado, esse tempo pode ser desperdiçado e as linhas entre dormir e trabalhar ficam embaçadas.

No entanto, não se sinta dependente de uma rotina. Uma vantagem do trabalho remoto é a capacidade de experimentar dias úteis não convencionais. Entende-se que nem todos compartilham os mesmos horários de pico de energia e foco. 

Se você acha que trabalha melhor no fim da noite, por exemplo, converse com sua equipe e experimente um dia de trabalho não linear, para maximizar qualidade de vida e trabalho.

 

Saiba lidar com as mudanças

Relaxe: você não nasceu sabendo trabalhar em casa. As empresas construídas com a expectativa de reunir pessoas no mesmo espaço físico compartilhado todos os dias experimentarão de certas dificuldades ao se ajustarem a um ambiente puramente de trabalho home office. Se não for levado a sério, esse atrito pode causar sérios danos – tanto operacional quanto culturalmente.

Lembre-se de que a transição para remoto, mesmo que temporária, é um processo. Você não pode copiar um ambiente de escritório e colá-lo em um ambiente remoto e esperar que tudo funcione normalmente.

É importante se comunicar com sua equipe à medida que você se ajusta. Fale sobre os problemas. Ofereça soluções para falhas de comunicação. Procure conselhos sobre como os outros conseguem manejar o trabalho em casa. Obtenha informações de fontes da sua organização. 

O home office é uma chance de repensar como você vive e trabalha e, embora possa parecer contra-intuitivo, liberar sua imaginação para tirar proveito de sua nova realidade de trabalho pode levar a eficiências a longo prazo.

Trabalhando home office, eu?

A Growth Machine nasceu originalmente home office e migramos para o escritório com objetivo de fortalecer a nossa cultura, nós já tínhamos a musculatura trabalhar remotamente.

Nossos processos são muito maduros tanto em vendas quanto em prospecção, e isso nos permite criar um pipeline de oportunidades muito grande. Intensificamos nossos esforços e conteúdos, justamente com o objetivo de ajudar mais pessoas.

Criamos uma cultura muito forte, que tem por objetivo ajudar as empresas a serem mais produtivas, ainda mais durante uma crise. Se fosse dar a você uma dica sobre trabalho remoto seria: invista na Cultura da sua empresa. Se pudesse te dar outra dica, seria: invista no seu Time.

Quer montar um time dos sonhos? Confira esse vídeo que nosso CEO, Thiago Reis fala  como fazer isso.

Como vender mais durante a crise?

As caixas de e-mail estão cheias e as ligações caem na secretária eletrônica.

Times de vendas vivem muito isso em tempos de crise

O que fazer com seu time de SDRs durante uma pandemia e uma crise econômica? 

Será que todos devem parar?

Essas foram as ações propostas aos nossos times e clientes:

1- Se posicione como alguém que quer genuinamente ajudar, nos tempos de crise, disponibilize uma análise do cenário e ajude o cliente a criar um plano de ação.

2- Priorize a prospecção de mercados que estão menos afetados. 

3- Mostre para quem investe em eventos que é possível ir para o on-line. 

4- Invista mais tempo construindo listas de prospecção e qualificando virtualmente. 

5- Dedique mais tempo aos estudos e a preparação, aproveite para melhorar processos e discursos, as crises vão passar e você pode sair melhor dela.

Mostre que sua empresa está pronta para ajudar e está focada em solucionar a dor do seu cliente. Apresente a transformação, o que o cliente ganha ao fechar nesse momento com você.

Como contornar as objeções numa crise?

Vender significa tirar objeções e o medo é o motivo nº 1 para uma compra não ser efetivada. Portanto, veja como agir em vendas durante a crise com algumas dicas simples:

1) Não finja que a objeção não existe, você sabe que ela está ali e precisa retira-lá.

2) Crie uma oferta exclusiva para o período da crise, pode ser um valor promocional, mas coloca uma vantagem para quem tomar a decisão nesse momento, e que esta não estará disponível após a crise.

3) Caso a decisão de compra seja positiva, mas a assinatura do contrato seja postergada para depois da crise, crie uma condição do tipo, começamos a trabalhar agora e o vencimento será em julho. Isso mostra que você está junto do seu cliente e disposto a ajudá-lo durante esse momento (analise o impacto financeiro dessa oferta e se é viável para o seu negócio).

4) Ligue para oportunidades perdidas nos últimos 90 dias e se preocupe genuinamente em ajudá-las, diga apenas que você está disponível e torcendo para que esse momento seja superado.

A última dica obvia e até um pouco clichê, mantenha seu pensamento positivo e sua energia o mais alta possível, como toda crise, essa também vai passar.

A busca por ferramentas aumentou!

Com elas você consegue ser mais produtivo trabalhando home office. Vou citar algumas ferramentas que podem ser úteis para o seu trabalho em casa que usamos na @growthmachinebr

  • As nossas reuniões de cultura e times com a toda empresa é feita religiosamente via Zoom.
  • Se precisamos compartilhar documentos, arquivos e informações não dispensamos a colaboração via Slack.
  • Toda a nossa gestão de projetos dos times ocorre via Trello.
  • Para o time de vendas e gestão de oportunidades contamos com o Pipedrive.
  • Para a implantação do Outbound usamos o Exactsales.
  • E não poderia ficar de fora o processo de Prospecção Social que utilizamos o Sales Navigator.

Assista nosso vídeo de como fazer uma abordagem que converte em vendas usando o Whatsapp.

Cada um desses processos e ferramentas garantem que independente de onde estivermos, seremos tão produtivos quanto no escritório. Tudo que é novo gera um pouco de desconforto e insegurança, mas vamos firmes enfrentar essa crise, que não é a primeira e nem será a última. Dessa forma, nós continuamos trabalhando home office com a mesma garra como se estivéssemos no escritório.

Conclusão

Não precisamos ficar distantes, ainda que esse seja o passo certo que todos nós precisamos tomar num momento de crise. Não pare a decisão da sua empresa, não pare seus projetos, não adie nada que você falou que ia fazer, ao invés disso, aprenda a continuar virtualmente. Veja as oportunidades ainda que esteja trabalhando home office, encare os benefícios que isso traz para sua empresa e seu time de colaboradores.

Mais do que nunca, o conhecimento que compartilhamos é fundamental para os próximos meses que vamos viver. Por isso, quero convidar você para participar do Laboratório de Prospecção de Clientes. Inscreva-se e saiba como é possível obter leads qualificados mesmo quando a crise é iminente.

 

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